Nesta quinta-feira (05/08), o multi-instrumentista Julio Caldas disponibilizará em seu Canal do Youtube (http://youtube.com/
Contemplado pelo Prêmio Funarte Arte em Toda Parte, da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), a Oficina Violas Brasileiras será dividida em seis videoaulas teóricas e práticas, que destacam as diferentes violas, afinações e a aplicação do instrumento na música popular brasileira. Todo conteúdo possui cerca de uma hora e vinte minutos, com exposição prática das afinações Cebolão, Rio Abaixo, Rio Acima e apresentação de conteúdo comportamental característico das violas Dinâmica e Machete.
“A realização desse projeto é a condensação dos estudos iniciados em 1996. De lá pra cá foram anos de intensa pesquisa e aos poucos fui buscando entender esse conceito de dominar as afinações e os signos necessários para tocar cada uma das violas presentes na oficina”, revela Julio Caldas, que reforça a versatilidade do instrumento e a importância do conteúdo para os que estudam música. “Essas afinações podem ser utilizadas tanto no violão quanto na guitarra. São afinações usadas para tocar blues, por exemplo, uma vez que elas seguem baseadas em acordes e respeitando a tecitura de cada corda”, conclui.
Sobre o músico – Julio Caldas é músico, produtor e pesquisador de instrumentos de cordas populares radicados no Brasil. Atua há mais de vinte anos no mercado musical e possui sete discos lançados. Produziu o disco “Terreiros”, de Roque Ferreira, indicado ao Prêmio de Música Brasileira, na categoria Samba (2016); foi arranjador do álbum “Abre caminho”, da cantora Mariene de Castro, que ganhou o Prêmio TIM de Música (2005), na categoria Melhor Disco Regional e, também, do CD “Lua Bonita”, de Socorro Lira, vencedor do Prêmio de Música Brasileira (2012), também na categoria Música Regional. Assina os projetos Circuito Guitarra Baiana, Mostra de Guitarra Baiana e Trio de Guitarra Baiana. Foi premiado com o Troféu Dodô e Osmar como melhor instrumentista de guitarra baiana, em 2015, e indicado ao Troféu Caymmi como artista revelação.
Serviço:
O que: Oficina on-line Violas Brasileiras, com Julio Caldas
Quando: A partir de 5 de agosto
Onde: youtube.com/juliocaldas
Contato: Julio Caldas (71) 9603-4095/ Flávia Maciel (71) 9 8702 1291
Acesso: Livre