A Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), promove a palestra “A invasão Holandesa e os documentos do APEB”, no auditório do Arquivo Público do Estado da Bahia. O evento acontece no dia 18 de junho, das 15h às 17h, com a participação do Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Lidivaldo Britto e do Professor Dr. David Barbuda. A mesa terá a mediação da Profa. Dra. Alícia Duhá Lose, paleógrafa e filóloga da Universidade Federal da Bahia
A atividade rememora os 400 anos da primeira invasão holandesa na Bahia, ocorrida em 1624. Na ocasião, o historiador Prof. Dr. Davi Barbuda Ferreira, pesquisador dedicado à história dos povos indígenas entre os séculos XVII e XIX, irá tratar sobre o tema: “De aldeados a soldados: os índios nas guerras luso-holandesas”, e o Desembargador do TJ-BA, atual presidente da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS); e membro da Comissão de Memória, Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Dr. Lidivaldo Britto, fará a palestra sobre “O Tribunal da Relação do Brasil (atual Tribunal de Justiça do Estado da Bahia) e a Invasão Holandesa”.
Na ocasião, estarão expostos ao público, nas vitrines do auditório, alguns dos documentos custodiados pelo APEB e utilizados como base para as pesquisas dos palestrantes.
A atividade é aberta ao público.
Serviço
Palestra sobre os 400 anos da primeira invasão holandesa na Bahia
Quando: 18 de junho, das 15h às 17h
Onde: Arquivo Público do Estado da Bahia – Ladeira Quintas dos Lázaros, nº 50, Baixa de Quintas, Salvador
Fonte: Ascom/FPC