Se alguém te oferecer dois cafés — um com uma barata e outro com uma formiga —, qual você escolheria? A resposta correta é nenhum dos dois, óbvio. Apesar de parecer inofensiva, a formiga consegue transmitir diversas doenças, já que são capazes de carregar bactérias por dezenas de quilômetros.
O biólogo Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de produto do Centro de Pesquisa e Inovação Bayer, explica que existem diversas espécies de formigas, cada uma com sua particularidade. No entanto, vamos falar especificamente daquela formiguinha que toma todos os espaços da casa e incomoda de maneira geral.
— A formiga urbana tem mobilidade maior que a barata porque consegue se locomover por distâncias grandes, inclusive circular de um bairro para outro. Ela gosta de migalhas, lixo e até sangue. Em hospitais, é considerada um perigo, pois pode espalhar bactérias responsáveis por infecções, contaminando comidas, bebidas e curativos dos pacientes.
Para evitar infestação de formigas, é necessário mudar hábitos em casa, explica o especialista. Não levar comida para o quarto, restringir acesso das formigas aos restos de alimentos, secar as pias sempre depois de usar e deixar a casa o mais limpa possível são algumas dicas.
— Por serem bastante organizadas, é difícil acabar com as formigas. Se uma estiver doente ou envenenada, ela se isola e não leva o veneno para colônia para não exterminar as demais e extinguir o habitat.
Receitas caseiras até funcionam, mas por pouco tempo. Colocar casca de laranja pela casa, por exemplo, pode se tornar atrativo devido à frutose presente na fruta, mas apenas no primeiro dia, informa Bernardini. No caso de colocar cravos em pontos específicos, como potes e gavetas, as formigas podem até sair daquele local, mas se espalham para outros ambientes da casa.
O inseticida ideal nesse caso é a isca de formiga, que parece comida para elas. Em caso de dedetização, elas fogem para outro lugar. Se o seu vizinho aplicar veneno contra formigas, por exemplo, elas podem migrar para a sua casa, explica o biólogo.
— Por serem quase cegas, as formigas são guiadas por feromônios (substâncias químicas que promovem reações específicas em indivíduos da mesma espécie), a dica é aplicar a isca em linha paralela à fila das formigas.
R7