Vinte marcas baianas de produtos de origem vão marcar presença em duas feiras do setor de alimentos e bebidas em Portugal e na França. As missões empresariais internacionais fazem parte do Projeto Origem Bahia, resultado de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), através do Centro Internacional de Negócios, e o Sebrae-BA.
No total, nove representantes de empresas baianas embarcam nos próximos dias rumo à Europa para apresentar produtos como chocolates, mel de cacau, nibs de cacau, cachaça, temperos e molhos prontos, farofas prontas, doces de frutas, geleias, mel e derivados, cafés e cervejas.
A primeira parada é em Portugal. A missão empresarial acontece na cidade do Porto, entre os dias 19 e 22 de outubro. A programação inclui showroom coletivo Origem Bahia no WOW – Quarteirão Cultural da cidade do Porto; reuniões de negócios com potenciais importadores, distribuidores, atacadistas e varejistas; além da participação na inauguração da Casa Brasiliana, um hub de produtos brasileiros de origem.
Já na França, o grupo participa do Salon du Chocolat, que acontece em Paris, de 28 de outubro a 01 de novembro. Na 28ª edição da feira, os produtos baianos serão divulgados em um showroom coletivo. A programação também engloba um evento exclusivo na Embaixada do Brasil em Paris, onde acontecerão painéis, degustação de produtos baianos e encontros B2B. O evento da Embaixada acontece desde 2018, como parte importante da agenda, que ainda terá visitas técnicas, workshop com especialista e aula prática em Escola de Chocolateria francesa.