Quem esteve na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, para aproveitar o Festival Virada Salvador 2025, contou com equipes profissionais prontas para dar suporte à população a qualquer momento. Nesta edição, por exemplo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou 561 atendimentos nos cinco dias de festa (27 a 31 de dezembro). O número representa uma redução de 6,5% em comparação à edição anterior.
Do total de casos, 96% foram resolvidos em módulos montados na própria Arena, sem a necessidade de transferir os pacientes para unidades hospitalares. Foram 525 atendimentos clínicos, 15 cirúrgicos, 17 ortopédicos e quatro de enfermagem. As causas mais prevalentes para a procura por atendimento nesses cinco dias de festas foram náuseas/vômitos, tontura, seguido de cefaleia (dor de cabeça) e dor abdominal.
A estudante de psicologia Carol Ribeiro foi atendida no primeiro dia de festa após sentir tonturas. Suas amigas a levaram até um dos módulos, onde ela recebeu todo o apoio necessário. “Sai de casa sem me alimentar e exagerei um pouco na bebida. Fui atendida de forma rápida. Tinha uma boa estrutura para me receber”, comentou a paciente.
O titular da SMS, Alexandre Reis, destacou a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos durante o Festival da Virada Salvador, ressaltando como a combinação de assistência eficiente e medidas preventivas resultou em uma experiência segura e bem-sucedida para os foliões.
“Encerramos as atividades com um saldo muito positivo dos serviços prestados, já que 95% dos atendimentos foram resolvidos nos próprios módulos de saúde, assistidos por nossas equipes multiprofissionais. Além disso, a prevenção em saúde se fez presente através do trabalho da Vigilância Sanitária nos setores de alimentos e bebidas comercializados na festa. Dessa forma, garantimos aos nossos foliões um fim de ano com saúde e tranquilidade”, comentou o gestor.
Reportagem: Nilson Marinho/Secom PMS