Revelar as potencialidades dos produtos da agricultura familiar para a Gastronomia e promover a interação entre os saberes da cultura alimentar nos mais diversos municípios baianos. Esses são os principais objetivos da Cozinha Show Sabores e Saberes, um dos principais eventos gastronômicos da Bahia realizado durante a 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece de 14 a 18 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador.
Com o tema ‘Cozinha Étnica e Cultural: Uma Volta à Diversidade da Agricultura Familiar Baiana’, essa edição da Cozinha Show traz, além da presença de chefs de cozinha renomados da Gastronomia local, a presença de cozinheiros e cozinheiras que participam de grandes festivais gastronômicos pelo estado, reconhecendo e fortalecendo os saberes da cultura alimentar baiana.
Luciene Santos, da Reserva Extrativista de Canavieiras, referência no Festival Gastronômico do Caranguejo e Camarão, que participa pela primeira vez do evento, antecipa informações sobre a receita que vai ser apresentada na aula-show. “O caranguejo representa muito para Canavieiras e a cabeça de robalo é uma iguaria feita pelas marisqueiras daqui. Então, estamos muito ansiosas para fazer essa receita, estamos com ‘frio na barriga’ de participar de um evento como a 13ª Feira. Mas estamos muito animadas também por representar todas as comunidades da Reserva Extrativista de Canavieiras”.
A chef de cozinha, Solange Borges, destaca a importância de trazer os produtos da agricultura familiar e da culinária de terreiro para a Cozinha Show. “Como estamos no mês de dezembro, eu vou preparar um caruru homenageando Mametu Kaiango, Santa Bárbara e Iansã, reverenciando o poder feminino que tem no tabuleiro da baiana. A ideia é desmistificar que a comida de terreiro é uma comida diferenciada. Na verdade, a comida de terreiro é uma comida que todo mundo come: farofa, caruru, acarajé, frango. E apresentar também para eles os produtos de alta qualidade da agricultura familiar”.
Além das aulas-shows de chefs de cozinha e da utilização de iguarias originárias de festivais gastronômicos, a Cozinha Show abre espaço para as duas duplas de estudantes de Gastronomia que venceram o II Concurso Gastronômico Estudantil, do Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia (CEEP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que irão apresentar seus pratos na Cozinha Show.
Slow Food
A programação terá ainda a palestra: Importância dos Produtos da Agricultura Familiar na Nutrição e Rendimento Físico, ministrada pelo nutricionista Daniel Cady; aulas-show com representantes do Movimento Slow Food; e Oficina de Preparo de Cafés, com baristas da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac).
Para se inscrever e participar da Cozinha Show 2022 acesse: https://doity.com.br/cozinha-
Confira a programação:
Quarta-Feira (14)
Vencedores do Concurso – Jônatas Bonfim e Alessandro Ribeiro – UFBA – 11h
Palestra Daniel Cady sobre a Importância dos Produtos da Agricultura Familiar na Nutrição e Rendimento Físico – 13h
Ícaro Rosa – Restaurante Jiló – 15h
Caco Marinho – Instituto Ori – 17h
Quinta-Feira (15)
Vencedores do Concurso Gastronômico – Dulce Maria Moreira e Antonia Gilnete Leite – CEEP – 11h
Festival Gastronômico – Benedita da Tilápia – 13h
Matheus Almeida – Cozinha Kitanda – 15h
Andrea Albuquerque – Divino Pão – 17h
Sexta-Feira (16)
Festival Gastronômico – Reserva Extrativista de Canavieiras – 13h
Thiago Sá – Confeitaria Thiago Sá – 15h
Jorge Washington – Culinária Musical do Afrochef – 17h
Renata Moura – Preparo de Drinks/Slow Food – 18h30
Sábado (17)
Ednilson Andrade – Arca do Gosto/Slow Food – 11h
Festival Gastronômico – As Moquecas de Bom Jesus – 13h
Íris Torres – SENAC – 15h
Solange Borges – Culinária de Terreiro – 17h
Domingo (18)
Oficina de Preparo de Cafés com baristas – Cooperbac – 11h
Festival Gastronômico – As Beijuzeiras de Irará – 13h
Uerisleda Moreira – Cozinheira e Professora Universitária – 15h
Laís Rosa – Consulado Rosa Malê – 17h