O Bem Bahia desta quinta-feira (5) vai até a Casa das Histórias de Salvador conferir a exposição ‘Ecos Malês’, que celebra os 190 anos da Revolta dos Malês. O telespectador ainda faz um passeio pelos caminhos subterrâneos que guardam a história de Salvador, e também fica por dentro do trabalho da cantora Melly. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h30, com horário alternativo às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE no YouTube, no link http://youtube.com/tvebahia.
Com 114 obras de 48 artistas, a exposição ‘Ecos Malês’, montada na Casa das Histórias de Salvador, promove a reflexão sobre as influências contemporâneas da luta pela liberdade dos africanos escravizados e libertos em Salvador durante o século XIX. Homenageando a Revolta dos Malês, que completa 190 anos em 2025, a exposição tem curadoria de João Victor Guimarães e parceria com o coletivo Arquiteturas da Revolta. Artistas expositores contam para o Bem Bahia detalhes sobre suas obras e a importância cultural e política do evento.
Visitando as ruas do Pelourinho, a Catedral Basílica Primacial de São Salvador e outros pontos da cidade, o Bem Bahia faz um percurso pela história subterrânea de Salvador. Casarões e igrejas escondiam túneis que já foram utilizados até mesmo como rotas de fuga e esconderijos, bem como para guardar patrimônios religiosos. O historiador Rafael Dantas revela detalhes sobre essa história, e o telespectador faz uma viagem por grutas que ainda perpetuam e guardam memórias da história soteropolitana.
A cantora soteropolitana Melly lançou seu primeiro álbum, inteiramente autoral, intitulado ‘Amaríssima’, que foi indicado ao Grammy Latino na categoria ‘Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa’. Com letras melancólicas e passeando por gêneros como pop, R&B, soul, amapiano e ritmos baianos e africanos, a artista se destacou rapidamente no cenário baiano e nacional, chegando a vencer a categoria de Artista Revelação no Prêmio Multishow 2023. A cantora bate um papo com o Bem Bahia, contando sobre a produção do seu álbum.
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
twitter.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
Serviço:
Exposição Ecos Malês, Salvador Subterrânea e Melly no Bem Bahia da TVE
Quando: Quinta-feira (05), às 19h30. Horário alternativo: sexta-feira (06), às 19h, e domingo (08), às 18h30
Onde: TVE e http://youtube.com/tvebahia
Fonte: Ascom/Irdeb