A Bahia conta com um milhão de assinantes de banda larga, de acordo com último levantamento divulgado pela Anatel em junho deste ano. Esse número representa um crescimento de 6% em comparação ao mesmo período de 2018. Apesar o avanço, ainda há um dividendo digital a ser coberto, principalmente em regiões onde o retorno econômico é pequeno e há escassez de redes.
A expansão da banda larga fixa e móvel e a infraestrutura de telecomunicação do Nordeste serão debatidas durante a edição 2019 do INOVAtic, Congresso de Tecnologias da Informação e Comunicação e Feira de Negócios, que será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no Senai Cimatec, em Salvador.
A discussão será capitaneada pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, pelo secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, e pelo diretor do Departamento de Banda Larga, também do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Artur Coimbra.
Segundo Coimbra, existem ilhas de conhecimento em estados nordestinos, como a Cimatec, o cinturão digital do Ceará e o aumento do número de cabos submarinos no estado que justificam o crescimento de mais de dois dígitos no número de acessos na região.
O leilão de espectro a ser realizado pela Anatel, as promessas da tecnologia 5G para unir “tudo a todos” e as barreiras ainda enfrentadas pelos ISPs para expandir seus serviços de acesso à internet estarão também no centro dos debates.
O Congresso – O INOVAtic também vai promover a reflexão sobre outros temas que contribuem para a transformação digital das empresas e governos do Nordeste. Durante dois dias, especialistas e representantes dos governos federal e estaduais vão debater em painéis e mesas redondas sobre a Lei de Proteção de Dados e Privacidade, economia digital, financiamento e Indústria 4.0. As estratégias dos grandes Provedores de Serviço Internet (ISPs) e pirataria na TV paga estarão em pauta.
A expectativa é reunir mais de 300 participantes no evento, que terá a presença de executivos das principais operadoras de telecomunicações, dos Provedores de Serviço Internet (ISPs) e representantes das empresas internacionais do setor. Eles vão apresentar soluções para fortalecer a infraestrutura de conectividade do Nordeste e debater sobre a nova economia digital.
A Feira – Juntamente ao Congresso, haverá uma feira de Negócios, onde os principais fornecedores de tecnologias, as mais importantes operadoras da Bahia e as maiores operadoras de celular e banda larga estarão expondo seus produtos e serviços.