A Educadora FM 107.5 lança 10 programas musicais com gêneros diversos e novos apresentadores. Para celebrar essas estreias, a rádio pública realiza um evento de lançamento da nova programação, que acontece nesta segunda-feira (16), às 19h, no Cineteatro 2 de Julho.
Os novos programas são ‘Alvorada do Samba’, apresentado por Nadjara França e Tiago Dantas; ‘Educa Rap’, por Errivance e Rebeca Motta; ‘Educadora Blues’, por Eric Assmar; ‘Encontro com o Chorinho’, por Perfilino Neto; ‘Feita na Bahia’, por J. Velloso e Luciano Salvador Bahia; ‘Na Muvuca’, por Nininha; ‘Outros Baianos’, por Carol Dantas e Telefunksoul; ‘Rádio África’, por Dj Sankofa, Lúcio Magano e Beto Barreto; ‘Tambores da Liberdade’, por Jaci Trindade, Petros Nobre e Sandro Teles; e ‘Som Delas’, por Neila Kadhí.
Os programas musicais vão ao ar aos sábados e domingos, levando samba, rap, chorinho, blues, músicas africanas, dos blocos afro da Bahia, baiana, feminina e contemporânea, com destaque para artistas da Bahia, mas sem deixar de valorizar o cenário nacional e internacional. Para quem é conectado, os primeiros quatro episódios de cada programa serão pré-disponibilizados a partir dessa sexta-feira diretamente no App da Educadora FM, e os ouvintes poderão ter a experiência de antecipar a programação e montar suas playlists; e a partir de setembro, cada programa semanal será disponibilizado na sexta-feira diretamente no aplicativo.
Os programas são resultados do Edital Público para Programas Musicais lançado em setembro de 2023 pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) para abrir espaço a participação de músicos, compositores, pesquisadores musicais e DJ’s de toda a Bahia. O Edital recebeu 56 inscrições, e cada um dos 10 projetos selecionados produzirá 52 programas ao longo de cada ano. O primeiro edital da história da emissora para este tipo de conteúdo incluiu uma pontuação adicional para programas apresentados e produzidos por mulheres e pessoas negras. Por isso agora, das 27 pessoas envolvidas nestes programas, 40% são mulheres e 85% são pessoas negras, além de diversas pessoas LGBTQIAPN+, ampliando a representatividades na programação da Educadora FM 107.5.
Fonte: Ascom/Irdeb