Estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e do Colégio Estadual Professora Silvia Ferreira de Brito, localizado em Ribeira do Pombal, foram premiados na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) 2024, que aconteceu até este sábado (12), na cidade de Recife, em Pernambuco. A maior feira de ciência e tecnologia do Nordeste visa despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar.
A participação dos estudantes no evento foi possível graças ao apoio do Governo do Estado que, através da Secretaria da Educação do Estado (SEC), contribui para a produção científica na Educação Básica, investindo na melhoria da infraestrutura escolar, com a construção de laboratórios, na capacitação de professores e, também, na execução de projetos e custeando passagens e hospedagens para a participação dos estudantes em eventos científicos que ocorrem em diversos estados brasileiros e em diferentes países.
Com o projeto “Absorvente de fibra de bananeira”, os estudantes Mirelly Alves Santana, 16 e Antônio Kelvin Santana, 15, ambos do 1º ano, conquistaram os seguintes prêmios: 1º lugar no prêmio Internacional “Por um mundo sem lixo”, 3º lugar na categoria “Ciências Agrárias” e credenciamento para participar do Encuentro de Jóvenes Investigadores (INICE), que acontecerá em dezembro de 2025, em Salamanca, na Espanha.
Mirelly falou da satisfação de participar e ser premiada no evento. “A experiência foi única, pois conhecemos pessoas de todos os lugares, pudemos fazer amizades e agregar conhecimento. Estamos muitos orgulhosos de representar a nossa escola e do resultado alcançado. Acreditamos em uma educação pública de qualidade porque somos frutos dela”.
Fonte: Ascom/SEC