A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do projeto ENEM 100%, disponibilizou recursos para as escolas organizarem a logística de transporte para estudantes que precisaram se deslocar para municípios onde as provas foram aplicadas. Uns dos exemplos foram os estudantes do Colégio Estadual Castro Alves, de Novo Horizonte, que foram fazer as provas no município de Seabra e os do Colégio Estadual José Vicente Leal, de Araçás, que fizeram o exame em Alagoinhas. Os estudantes também receberam kits contendo itens como máscara de proteção individual e caneta transparente de tinta preta.
Em Salvador, a estudante Cláudia Tamires Silva, 17, que faz o curso técnico em Administração, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, foi uma das primeiras a chegar no Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no bairro do Cabula. “Esta é a segunda vez que faço o ENEM e estou com uma boa expectativa, pois os aulões do ENEM 100% que eu assisti me deram uma boa base. Pretendo cursar a faculdade de Enfermagem através da nota do ENEM”, disse.
Já a estudante Jaciara Batista, 18, 3º ano, que estuda no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no Imbuí, e foi fazer as provas no Colégio Estadual Georgina Ramos da Silva, na Boca do Rio, em Salvador, está fazendo o ENEM pela primeira vez. “Tive uma boa preparação na escola, pois os meus professores deram dicas e abordaram os assuntos que mais costumam cair no ENEM”, afirmou.
Quem também está confiante é Cauã Vitor Santos, 17, que faz o curso técnico em Administração integrador ao Ensino Médio, no Colégio Estadual Professor Noêmia Rêgo, no bairro de Valéria, e que foi fazer as provas no Colégio Estadual Deputado Rogério Rêgo, em Jardim Cajazeiras. “Acredito que uma das principais coisas que me ajudaram na preparação, além das aulas no colégio, foi o programa Universidade Para Todos (UPT). Me sinto bem preparado”, revelou.
No interior – A estudante Ellenn Kauanna Santos, 15, que cursa o 1º ano no Colégio Estadual Castro Alves, em Adustina, foi cedo juntamente com outros alunos para fazer a sua prova na cidade de Paripiranga. “Achei bem válido fazer o ENEM, pois vou me sentir mais preparada quando eu estiver cursando o 3º ano devido a essa experiência. Mesmo fazendo para treinar, eu venho me dedicando muito, tanto que assisti até os aulões do ENEM 100% e que me ajudaram bastante a compreender os assuntos”, comentou.
Em Jeremoabo, o estudante Daniel Vitório Silva, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Professora Maria Leide de Oliveira, realizou as provas na Escola Municipal Doutor Carvalho Sá. “Quero cursar Biomedicina e estou com boa expectativa, pois estudei muito e também consegui tirar várias dúvidas através dos aulões do ENEM 100%”, disse, entusiasmado.
Para potencializar a preparação dos estudantes, a SEC também realizou, ao longo do ano, diversos aulões virtuais do projeto ENEM 100%, além da maratona de aulões do ENEM 2021, que foram transmitidos na página do YouTube do EMITec, no canal TV Educa Bahia e na página da Rede ENEM. Estudantes e egressos da rede estadual também puderam se preparar, mediante ações do Programa Universidade para Todos, que é desenvolvido pela SEC em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e com a Federal do Recôncavo (UFRB).
Nova aplicação – Cerca de 280 mil inscritos que tiveram direito à isenção no ENEM 2020 e não fizeram as provas participarão da segunda aplicação do exame. Para este público, as inscrições foram reabertas entre 14 a 26 de setembro de 2021 e as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
—