Mais de 700 estudantes da rede estadual de ensino estão participando da 1ª Feira Literária de Inhambupe (FLIIN), que teve início nesta quinta-feira (11) e se estenderá até sexta (12). O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias da Educação, da Cultura e da Fundação Pedro Calmon. Durante os dois dias de atividades, os alunos terão acesso a palestras; contação de histórias; shows musicais; biblioteca itinerante; mediação de livros infantis pela Biblioteca de Extensão (Bibex); e o Projeto Leve e Leia.
A atração atraiu a presença de estudantes ao Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, localizado em Inhambupe, com o principal objetivo de enriquecer a cultura, a educação, o conhecimento, a diversidade e a história da região, abrindo novas fronteiras através do acesso ao livro e à leitura. Entre os participantes, a estudante do 2° ano, Estheffane Rosa Figueiredo, compartilhou seu entusiasmo. “Eu adorei participar do evento. A FLIIN foi diferente de todos os eventos que já fui. Gostei muito das palestras e das frases espalhadas pelo evento. Aprendi que a leitura é muito importante e algo que devemos incluir no nosso cotidiano. Pretendo participar das edições futuras, porque o evento foi muito divertido”.
A diretora do Núcleo Territorial de Educação Litoral Norte e Agreste Baiano (NTE 18), Rita Carvalho, ressaltou a importância em fomentar a participação estudantil em eventos literários. “A presença dos nossos estudantes fortalece a integração entre escola e cultura, inspirando-os a se tornarem leitores e escritores capazes de transformar suas realidades e as de suas famílias. Um estudante que lê leva a leitura para casa, democratizando tanto a leitura quanto a escrita. Sem dúvida, eles serão multiplicadores, pois a literatura inspira o movimento literário”.
Dando continuidade ao evento, nesta sexta-feira, mais 400 estudantes do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, e 40 alunos do Colégio Estadual Campo Tempo Integral Maria Mendes de Souza, localizado no distrito de Baixa Grande, ambos de Inhambupe, também participarão da feira literária e aproveitarão as atividades programadas para o segundo dia do evento.
Fonte: Ascom/SEC