A 52ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, que acontece no município até este domingo (19), no Parque de Exposições Juvino Oliveira, está servindo de palco para os estudantes da rede estadual compartilharem diferentes projetos científicos e culturais desenvolvidos nas suas unidades escolares. A feira é um dos eventos agropecuários mais tradicionais da Bahia.
Um dos projetos em destaque no stand do Núcleo Territorial do Médio Sudoeste da Bahia (NTE 8) é o “Confecção de tubetes biodegradáveis a partir do resíduo da cana-de-açúcar”. O estudante João Gabriel Fraga, 17, do curso técnico em Zootecnia, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Sudoeste da Bahia, explicou que o objetivo do trabalho é substituir os tubetes de plástico, que auxiliam o plantio de mudas, para os biodegradáveis, feitos com esterco bovino, casca de ovo e resíduo de cana-de açúcar: “nós misturamos os ingredientes com uma cola caseira, produzida com vinagre, água e maisena, e moldamos os tubetes para serem plantados diretamente na terra”.
Para a estudante e líder estudantil, Rebeca da Silva, 3º ano, 17, do Colégio Estadual John Kennedy, localizado em Santa Cruz da Vitória, o evento permite a troca de experiências. “Eu e meus colegas estamos muitos contentes de participar da feira, pois é uma boa oportunidade de conhecer novos projetos e dialogar com estudantes de outros municípios”, comentou.
Programação
O stand do núcleo contará, ainda, com exposição de obras de arte produzidas pelos estudantes; mostras musicais e literárias; experimentos biológicos ligados à gastronomia molecular; oficina de saúde, bem-estar e meio ambiente; apresentações do projeto Horta na Escola e da mostra artística de teatro, canto e dança; e explanação dos programas desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, como Jovem Ouvidor, Líderes de Classe, Mais Futuro e Partiu Estágio. Além disso, haverá oferta de serviços de saúde, como avaliação nutricional, teste de glicemia e tipagem sanguínea, realizados por estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas e Nutrição e Dietética, do Colégio Estadual Alfredo Dutra, de Itapetinga.
Fonte: Ascom/SEC