No município de Baixa Grande, o Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet realizou, nesta segunda-feira (6), a Gincana do Meio Ambiente, que chamou a atenção para questões ambientais como desmatamento, poluição, queimadas e risco de extinção da fauna e da flora. Dentre as tarefas, se destacam: produção de obras de arte com material reciclado; grito de paz; criação de poesia sobre o tema; e produção de mudas de plantas regionais; entre outras.
O estudante Raimundo Carvalho Neto, 16, 1º ano do Ensino Médio, que fez parte da equipe “Terra”, afirmou que a gincana foi estimulante. “Através das tarefas, tivemos oportunidade de nos divertir e aprender vários conteúdos sobre o tema trabalhado na gincana”.
Em Quijingue, os estudantes do Colégio Estadual São Sebastião fizeram a limpeza e prepararam uma área na escola com adubo para fazer o plantio de mudas de plantas. O estudante Elias Francisco dos Santos, 21, 1º ano do Ensino Médio, participou da atividade. “Gostei muito de colaborar, pois é uma iniciativa que beneficia toda a escola. O próximo passo será colocar as sementes da terra e cuidar das mudas de plantas”, disse.
O Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe I, localizado em Salvador, está promovendo o projeto “São João Ecológico”, com visitação aos trabalhos de preservação ambiental, produzidos pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A culminância será realizada no dia 15 de junho. Dentre os trabalhos, se destacam: apresentação de poemas sobre o meio ambiente; exposição de cartazes; e apresentação de pesquisas sobre o bioma caatinga, entre outros.