![](https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/ESPS_abertura_de_cursos__Fotos__Divulgacao__SMS-1024x768.jpg)
A Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS) realizou nesta quarta-feira (5) a abertura dos Cursos de Especialização em Preceptoria no SUS e de Gestão em Programas de Residências em Saúde. A iniciativa, que é conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês, por meio do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), visa capacitar gestores de residência e de preceptores de graduação e pós-graduação.
A ESPS será a sede estadual das etapas presenciais dos cursos, que têm duração de dois anos. 17 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador fazem parte do corpo de estudantes.
Os cursos fazem parte do projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), e tem o objetivo de contribuir para a capacitação de profissionais inseridos no processo ensino-trabalho em saúde, no processo de expansão e qualificação dos programas de residência e na qualificação do cuidado.
O gerente executivo da ESPS, Christian Tirelli, destacou o avanço nos programas de residência em saúde de Salvador: “Nós temos expandido o número de programas de residência própria em saúde, bem como acolhido os programas de instituições conveniadas que utilizam a nossa rede. Esse movimento reflete a importância da educação em saúde para que os servidores sigam se qualificando e, consequentemente, melhorando a qualidade dos serviços prestados”, enfatizou.
Durante o evento, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, da Secretaria de Saúde do município de Santo Antônio de Jesus, da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).