Entre os dias 17 e 19 de dezembro, Salvador sediará o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, com o tema “As ciências e a sustentabilidade: caminhos para a democracia”. O evento, que acontecerá na Arena Fonte Nova, reunirá estudantes, professores e representantes da Secretaria da Educação do Estado. Serão apresentados mais de 700 projetos, entre eles os 50 selecionados do programa Educa Mais Bahia, que envolvem oficinas educativas em áreas como artes, esportes, música e tecnologias.
O Educa Mais Bahia tem como objetivo ampliar a jornada escolar, oferecendo uma educação mais integrada para os alunos da rede estadual, com atividades no contraturno das aulas. Ao longo de 2024, as escolas públicas receberam uma série de oficinas que possibilitaram aos estudantes o desenvolvimento dos projetos que serão apresentados no Encontro Estudantil visando fortalecer as aprendizagens dos alunos, aprimorar suas habilidades criativas e, ao mesmo tempo, promover o protagonismo juvenil.
No Território de Identidade do Velho Chico (NTE 2), o Colégio Estadual de Tempo Integral Grandes Mestres Brasileiros, localizado em Matina, apresentará o projeto “Empoderamento através da dança: contribuições das Oficinas do Educa Mais Bahia”. O projeto é resultado da experiência adquirida pelos estudantes ao participarem da oficina “Dança, Corporeidade e Autoestima”, oferecida no próprio colégio. Durante o evento, as estudantes Karina Kelly Silva Fernandes e Layana Raynara Encarnação Benevides, acompanhadas pela professora orientadora, Mariana Luis Dias, irão compartilhar, por meio de material gráfico, vídeos e imagens, como essa vivência na dança tem sido fundamental para o desenvolvimento da autoestima e do empoderamento feminino.
A estudante Karina Kelly Silva Fernandes, 17 anos, aluna do 2º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral Grandes Mestres Brasileiros compartilha a sua expectativa em participar do evento: “é a minha primeira vez em Salvador e sinto que essa experiência será incrível. Representar minha cidade, meu colégio e minhas colegas é algo muito gratificante. Para mim, dançar vai além de apenas executar alguns passos, é uma forma de terapia e uma maneira poderosa de expressar meus sentimentos, e a oficina de dança me possibilitou isso. Nossa apresentação contará com uma exposição de fotos, figurinos, entre várias outras coisas, tornando-a uma experiência verdadeiramente única. Esse evento é muito importante para mim, pois terei a oportunidade de adquirir muita experiência, tanto no âmbito escolar quanto social e pessoal”.
No Território de Identidade do Baixo Sul (NTE 6), o Colégio Estadual Cândido Meireles, em Cairu, apresentará o projeto “Da horta para a mesa: Educação Ambiental e Alimentar em pauta”. Desenvolvido por meio do Educa Mais Bahia, o projeto surge da implantação da Horta Escolar e da Estação dos Saberes “Ecossistema e Dinâmica da Relação”. O objetivo é promover a educação ambiental e alimentar entre os estudantes e a comunidade escolar. Com atividades que integram teoria e prática, o projeto proporciona conhecimento sobre sustentabilidade, revitaliza o ambiente escolar e envolve todos os estudantes. Malysson Carlos e Regilane Santos, junto com a professora Rosânia Fagundes, serão os representantes no Encontro Estudantil.
Regilane Santos de Jesus, 22 anos, aluna do 3° ano, ressaltou a importância da participação dos projetos do Educa Mais no Encontro Estudantil. “A inclusão dos projetos do Educa Mais é muito importante, porque valoriza tudo o que as escolas públicas têm feito de positivo e mostra que a gente aprende muito além da sala de aula. Tenho as melhores expectativas, porque esses eventos são uma chance de compartilhar o que aprendemos nos projetos, conhecer pessoas e lugares novos. No meu caso, vai ser a primeira vez que vou a Salvador, então essa experiência será ainda mais especial”, afirmou.
Fonte: Ascom/SEC