O I Encontro de Dança Mulheres em Foco promove, de 6 a 28 de março, uma programação online diversificada, protagonizada por artistas negras, indígenas e com deficiência física. O evento, que marca as celebrações do mês da mulher, conta com mesas de bate-papo, mostra e residência artística, oficinas de dança e feira de exposição. O objetivo é gerar renda para as artistas e contribuir no combate às desigualdades de gênero, no fortalecimento das pautas femininas e na promoção da representatividade.
“Com esse projeto conseguimos criar nosso próprio espaço de fala e escuta como comunidade, classe e gênero. Além disso, todas as ações do encontro dispõem de uma remuneração para as artistas participantes, porque é importante ter um retorno financeiro pelo nosso fazer artístico, especialmente neste momento de pandemia”, destaca a bailarina e pesquisadora Claudiana Honório, que idealizou o evento em conjunto com a também bailarina Priscila Barreto.
Mulheres em Foco tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Programação
A abertura do encontro acontece no dia 6 de março, com a participação de todas as artistas que compõem a programação.
As oficinas serão ministradas exclusivamente por artistas da dança de Salvador e Região Metropolitana, de 7 a 20 de março, pela plataforma virtual Zoom. Para participar não é necessário conhecimento prévio em dança/arte, basta realizar inscrição gratuita, até 4 de março, no site www.encontromulheresemfoco.
Já as mesas de bate-papo e a mostra serão abertas ao público, por meio do canal Mulheres em Foco no YouTube. A primeira atividade pretende conectar artistas de dança da Bahia e de outros estados brasileiros. As mesas acontecem sempre às 19h dos dias 09/03 com o tema: “Te conheço de onde, mulher? A trajetória de formação da artista para a cena”, no dia 11/03 a mesa será sobre “Locais de poder na dança: gestão de espaços e coletivos”. O tema “Corpos femininos na dança: qual corpo ocupa esse espaço?” acontecerá no dia 16/03 e, por fim, no dia 18/03, o tema abordado será “Direção coreográfica em dança: como ocupar?”.
A Mostra Artística Mercedes Baptista vai exibir dez obras de mulheres artistas cis, trans, negras, indígenas e com alguma deficiência de diversas localidades do país. O nome da mostra é uma homenagem à primeira bailarina e coreógrafa brasileira negra a integrar o corpo de balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Como atividade exclusiva para mulheres artistas da dança com interesse e/ou pesquisa na área de sambas e suas estéticas (de caboclo, roda, enredo, chula, duro, junino), a Residência Artística “Sambografias Caboclas”, ministrada pela bailarina e pesquisadora baiana Inah Irenam, vai promover a imersão de cinco artistas em um processo de criação colaborativa entre os dias 15 a 19 de março. As inscrições ficam abertas até o dia 8 de março, também no site do evento (www.encontromulheresemfoco.
Feira de Exposição
Por conta das medidas de segurança do Covid-19 a Feira de Exposição Fulô será virtual e apenas com as empreendedoras, que vão expor seus produtos. Acontece nos dias 27 e 28 de março, tendo como sede o espaço cultural Casa Rosada com transmissão pelo instagram @encontromulheresemfoco. As vendas serão realizadas por meio de loja virtual no site do evento, criando um canal de geração de renda durante todo o ano de 2021, dentre os produtos expostos teremos peças de vestuário, alimentos e artesanato. Ao se interessar por algum produto, o interessado poderá realizar a compra no site do evento, através da loja virtual.
SERVIÇO
O quê: I Encontro de Dança Mulheres em Foco
Quando: 6 a 28 de março
Onde: Online (Zoom, YouTube e Instagram)
Quanto: Gratuito
Programação completa, inscrições e mais informações:
www.encontromulheresemfoco.