Ágeis e transformadoras, as pequenas e médias empresas correspondem a 99% das empresas no Brasil e são responsáveis por 55% dos empregos formais e informais. “Elas trazem uma capacidade de mobilização e transformação muito grandes”, diz Eduardo Grytz, General Partner e COO na X8 Investimentos, em micro talk “Finanças sustentáveis” no II Fórum Capitalismo Consciente.
Para Grytz, a transformação mercadológica para as pequenas e médias empresas é essencial não só no quesito sustentável, mas também na resiliência para transformar o capitalismo no Brasil de forma inovadora “O capitalismo consciente está se alinhando no mundo todo para fazer esse movimento no middle marketing e nas empresas”, diz o COO.
O home office ajudou para que as pessoas pegassem mais de um emprego e aumentassem suas rendas, além da demanda de trabalho, e que por estarem em casa gastam nas microrregiões alimentando a economia regional. “Tudo isso melhora a qualidade de vida, transforma essas pessoas”, afirma Grytz.
Entre as pautas da palestra também estiveram o capital privado e a importância de sua presença tanto para o impacto social quanto ambiental na agenda ESG.