Em mais uma operação de combate a fraude, equipe da Embasa identificou e retirou, no dia 16 de maio, duas ligações clandestinas de água abastecendo uma loja de materiais de construção localizada na Rua do Hipódromo, no bairro de Pernambués. A suspeita da fraude foi levantada após uma equipe técnica verificar que o consumo registrado pelo hidrômetro estava abaixo do esperado para o porte do estabelecimento.
“Diante da constatação das irregularidades, vamos adotar as medidas cabíveis, como aplicação de multa e denúncia às autoridades competentes. As fraudes prejudicam o planejamento da distribuição de água, podendo causar falta d’água em imóveis vizinhos ou até contaminação da água, devido à manipulação indevida da rede distribuidora”, afirmou Isaías da Silveira, gerente comercial da Embasa. O volume desviado pelas ligações irregulares identificadas ainda será calculado por técnicos da empresa.
Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede pública distribuidora com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel.