A Neoenergia Coelba finalizou, na última semana, uma ação para a realização de ajustes nas redes de telecomunicações no Centro Histórico de Salvador. As atividades, que foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), consistiram na remoção de fios de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes da concessionária. Ao todo, mais de 1,6 tonelada de cabos irregulares ou clandestinos foram removidos após o ordenamento em 220 postes em nove ruas da região.
Conduzida pela Neoenergia Coelba e informada com antecedência para as empresas de telefonia e internet, a operação é necessária para que os fios de telecomunicações instalados nos postes não representem risco de segurança para a população e nem causem prejuízo ao fornecimento de energia elétrica da localidade. Os provedores de internet e telefonia tiveram um prazo estipulado para realizar as adequações e as empresas que não cumpriram tiveram as redes irregulares removidas.
“As ações de ordenamento realizadas pela distribuidora visam, principalmente, a segurança e a confiabilidade do fornecimento de energia, porém ela também contribui para diminuir a poluição visual causada pelos fios irregulares. Em um lugar turístico como o Centro Histórico, esse fator se torna ainda mais relevante”, destacou a gerente de Processos de Rede da Neoenergia Coelba, Karin Barbosa.
Além das redes instaladas de forma irregular pelas empresas que possuem contrato com a Neoenergia Coelba, existem situações de clandestinidade, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer comunicação e fora dos padrões técnicos de segurança.
O secretário da Sedur, João Xavier, alerta sobre a constância desse tipo de operação para a garantia do ordenamento da cidade. “Estamos mapeando diversos pontos para que esse ordenamento seja feito. Esse tipo de ação traz segurança para a população e ajuda na manutenção de uma cidade mais bonita e organizada”, afirma.
Regularização
A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.
Para estimular a regularização das empresas, a Neoenergia Coelba vem promovendo workshops e iniciativas com as operadoras de telecomunicação. Uma delas é a criação de um canal de atendimento direto, pelo e-mail [email protected], criado para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.
Confira se a sua operadora de internet atua de maneira regular
A população também pode ser uma aliada da Neoenergia Coelba no combate às ligações irregulares de fiação de telefonia e internet. A distribuidora criou uma página em seu site para que o cliente verifique se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular com a distribuidora. Para acessar, basta seguir os seguintes passos: acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas.