A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), conduziu na noite desta sexta-feira (12) a primeira edição do Prêmio Mulher Notável, honraria idealizada por ela e que homenageou dezenas de mulheres com histórias de luta por direitos e contra o machismo em diferentes segmentos profissionais e sociais. A cerimônia ocorreu no Centro de Cultura da Câmara de Salvador e seguiu todos os protocolos sanitários, com uso de máscara e comprovação vacinal.
Com a presença de diversas autoridades, empresários, jornalistas e políticos, além de familiares e amigos das premiadas, o aclamado evento sintetizou a essência do Mês da Mulher, reforçando laços de sororidade, busca por empoderamento e valorização de trajetórias femininas.
Para Ireuda, além de todos esses aspectos, a primeira edição do prêmio representa um passo decisivo rumo a uma nova realidade. “Há em mim um sentimento de profunda realização e alegria. Conseguimos construir um projeto que mostra à Bahia e ao Brasil a importância da atuação feminina, que muitas vezes é ofuscada ou menosprezada pela mentalidade machista e pela estrutura patriarcal da nossa sociedade”, pontua Ireuda.
“Uma das mensagens do Prêmio Mulher Notável é dizer que todas as mulheres brasileiras são merecedoras dos direitos que busca, de homenagens e enaltecimento, de modo a encorajá-las para continuarem firmes no protagonismo de suas histórias”, acrescenta a republicana, dona de uma longa trajetória de ativismo e projetos sociais a favor das mulheres.
Uma das premiadas, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, destacou a força e a união das mulheres como estratégias para vencer as dificuldades. “Eu gostaria de agradecer à vereadora, minha amiga Ireuda, porque se estamos tendo a honra de estarmos sendo homenageadas, é porque ela tem esse papel. Ela tem a capacidade de se doar a outras mulheres. Ela tem um programa chamado Forte por ser Mulher, e nós somos fortes por sermos mulheres. É um momento de muita união. Quando nos unimos, nossa força e nosso amor são capazes de vencer tudo”, declarou.
Seguindo esse raciocínio, a deputada estadual do Rio de Janeiro, Tia Jú, do Republicanos, dedicou o prêmio às mulheres do partido, que tem um dos maiores índices de participação política feminina do Brasil. “Quero oferecer esse prêmio a todas as republicanas do Brasil, que incentivaram outras mulheres a também participarem da política”, disse.
A produtora cultural, relações públicas e empresária Licia Fabio se disse emocionada e ressaltou que, após o falecimento de seus pais, ainda em sua adolescência, foi a união feminina que a transformou em uma mulher bem-sucedida. “Eu não sabia se era merecedora desse prêmio. Fiquei nervosa, suei. Eu sabia que havia nomes importantes aqui. Sou uma mulher muito feliz. Fui criada por minha irmã, Maria Rita, a quem devo muito. Hoje sou uma pessoa cheia de felicidade”, relembrou.
Já a vereadora Marta Rodrigues, ao agradecer, pontou que “lutamos por nossa cidade e por nosso país, por um país justo, igualitário, sem machismo, por mais políticas públicas que coloquem a mulher como centralidade”.
Confira a lista de premiadas:
Licia Fabio (Produtora)
Ana Paula Matos (vice-prefeita)
Tereza Raquel (Major da PM)
Marta Rodrigues (Vereadora)
Mila Paes (Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador)
Anna Telles (Empresária)
Fernanda Lordelo (Secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude)
Fernanda Cerqueira (Diretora da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude)
Liana Cardoso (Jornalista)
Eliana Gonzaga de Jesus (Prefeita de Cachoeira)
Silvana Oliveira (Gestora do jornalismo da Rádio Sociedade)
Maria Eduarda Lomanto (diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec)
Emanuele Rodovalho (diretora de Proteção Básica da Sempre)
Marisabel Boere (Ginecologista)
Lidiane Angelim (Médica)
Juliana Persan (Modelo e digital influencer)
Maria Cleia (Médica do trânsito)
Tia Jú (Deputada estadual do Rio de Janeiro)
Elma Santana (Guarda Municipal)
Rogéria Santos (Missionária)
Paula Oliveira (Pastora)
Michelle Meirelles (Empresária)
Clarissa Mathias (Presidente da Sociedade de Oncologia Clínica)
Catarina Assis (Bibliotecária)