A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) participou, nos dias 25 e 26, em Brasília, do Seminário Nacional Intersetorial do Programa Bolsa Família 2024.
Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o evento tem como objetivo debater a garantia e melhoria contínua na gestão do programa para que pessoas beneficiárias tenham acesso à transferência de renda, saúde, educação e assistência social.
No evento, representantes dos 26 estados, Distrito Federal e dos Ministérios da Saúde e Educação, além do MDS, discutem sobre as condicionalidades do Bolsa Família. A Seades é representada pela superintendente de Assistência Social, Leísa Sousa, pelo coordenador do CadÚnico/Bolsa Família na Bahia, Jaimilton Fernandes, e pelo técnico da Vigilância Socioassistencial, José Bartilotti Neto.
Durante os dois dias do seminário, gestores e técnicos trocam experiências e conhecimentos para aprimorar a gestão das condicionalidades. A programação conta com diversos debates, pontuando temas como acompanhamento, monitoramento e qualificação da rede socioassistencial.
No primeiro dia, os participantes conversaram sobre a dimensão intersetorial do Bolsa Família e a construção de estratégias que garantam acesso ao programa na perspectiva da equidade social. Nesta terça, a programação será dedicada aos diálogos intersetoriais.
Bolsa Família na Bahia
No mês de março, de acordo com o MDS, 2,4 milhões de famílias são atendidas pelo Programa Bolsa Família. O valor médio do beneficio é de R$ 669,96. O total repassado à Bahia está na ordem de R$ 1,6 bilhão, montante que contribui para o combate à fome, erradicação da pobreza e melhoria da qualidade de vida, além do aquecimento da economia local.
Fonte: Ascom/Seades