A professora, militante do Movimento Negro e ex-deputada estadual Edenice Sant’Ana de Jesus é conhecida pela luta constante contra o racismo religioso e o genocídio da juventude negra. Soteropolitana, desde a juventude é considerada uma referência da militância em prol da justiça social e do fim das desigualdades. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Edgard Santos, no Garcia, bairro onde nasceu.
“Devo muito à professora por ter inspirado a minha formação e por ter me dado lentes e ferramentas para ver o mundo como ser humano, negro e trabalhador. Quero agradecer também à mulher por me fazer um homem que entende a essência feminina e à mãe por todo afago e carinho”, disse o sobrinho Lucas Sant”Ana em seu discurso em homenagem à tia.
A professora militou em diversos movimentos sociais e sindicatos. Foi, ainda, dirigente da APLB-Sindicato. Como membro do Diretório do PT Estadual e Municipal em Salvador, participou do Tribunal Internacional do Furacão Katrina, da luta pela retirada das tropas da Minustah (ONU) do Haiti, comandadas pelo Brasil. Foi também uma das fundadoras da Rede Afro-latina de Mulheres Negras.
“Edenice representa para nós a conjunção da luta dos negros e trabalhadores. A sua luta contra o racismo e genocídio é atrelada à luta de classes. Essa homenagem pertence a toda classe trabalhadora”, afirmou Marize Souza, professora e representante da corrente estadual O Trabalho, do PT.
Também fizeram parte da mesa o deputado estadual eleito, Robinson Almeida (PT) e o assessor especial da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ailton Ferreira.