A duplicação da Rua Artêmio Castro Valente, no trecho entre a Praça Júlio Rêgo e a Via Mário Sérgio (Via Barradão), foi entregue nesta terça-feira (10) pelo governador Jerônimo Rodrigues. A obra traz melhorias imediatas para os moradores de Canabrava, otimizando o trânsito e oferecendo mais segurança para pedestres e ciclistas. Além disso, facilita o acesso dos torcedores ao Estádio Manoel Barradas em dias de jogos. A via agora conta com duas faixas por sentido, ciclofaixa, iluminação moderna e nova sinalização, tornando o tráfego mais seguro e eficiente na região.
“Isso aqui vai trazer um bom conforto para quem mora nessa região, para quem usa, mas especialmente para aqueles torcedores do Vitória, ou da torcida visitante, para ter um conforto na mobilidade”, pontuou o chefe do executivo baiano durante a entrega da obra.
Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra recebeu um investimento de R$ 14,5 milhões. O trecho duplicado, com aproximadamente 1,2 km de extensão, conta com pistas mais largas, canteiro central, passeios em concreto e melhorias de infraestrutura, como paisagismo e sistema de drenagem, que ajudam a evitar alagamentos e a conservar a via.
Os moradores da região celebram o impacto positivo da obra. A comerciante Cecília Cordeiro, residente de Canabrava, comentou que a melhoria no trânsito é visível, especialmente nos horários de maior movimento. “Antes, tudo ficava congestionado, mas agora a fluidez melhorou muito. Agora, além de mais rápido, o trajeto até o centro ficou mais seguro. Isso também valoriza nossa comunidade.”
A secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, destacou que a obra garante que os cidadãos tenham acesso a uma infraestrutura moderna e eficiente, capaz de atender às demandas do crescimento urbano. “Essa duplicação vai além da infraestrutura. Ela é uma resposta às demandas dos moradores, que há muito tempo aguardavam uma intervenção dessa magnitude. Agora, temos uma via mais segura, acessível e que melhora o fluxo tanto para os dias de eventos esportivos quanto para o cotidiano de quem vive e trabalha em Canabrava”, afirmou.
Arena
A duplicação não só facilita o acesso ao Estádio Manoel Barradas, como também viabiliza a construção da tão aguardada Arena Barradão. Segundo o presidente do Esporte Clube Vitória, Fábio Mota, a melhoria na mobilidade era um requisito essencial para concretizar o projeto da nova arena, estimado em mais de R$ 300 milhões. Com a obra entregue pelo governo estadual, o clube avança nas negociações com investidores para transformar o estádio em um espaço moderno, com maior capacidade e infraestrutura adequada para grandes eventos.
“O ponto número um para os investidores era a questão da mobilidade e do estacionamento”, ressaltou Mota, explicando que a duplicação resolve problemas de trânsito não só para os torcedores, mas também para a comunidade. “Com a conclusão dessa etapa, o clube está mais próximo de concretizar o projeto da Arena Barradão, que promete transformar a experiência dos torcedores e beneficiar toda a região”.
Repórter: Tácio Santos/GOVBA