O ex-presidente Lula chega à Bahia nesta quarta-feira (25), para uma visita de dois dias na capital baiana e região metropolitana, concluindo a sua passagem pelo Nordeste, depois de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. A passagem de Lula no Nordeste tem trazido esperança em tempos de profunda crise política, social e econômica no país. É assim que o PT SALVADOR vê a chegada do ex-presidente ao estado.
“O caminho da esperança se repete novamente, do Nordeste para o Brasil, Lula é a esperança de novo. Esse é o sentimento da vinda de Lula ao Nordeste, à Bahia e a Salvador. A certeza de que podemos retomar desenvolvimento do Brasil, que podemos acreditar e lutar novamente. Que juntos vamos reconstruir a democracia tão atacada nos últimos anos, desde o Golpe contra a presidente Dilma Rousseff. Vamos retomar o crescimento econômico, a soberania nacional, o caminho da justiça social. É isso que representa a chegada de Lula”, declarou Ademário Costa, presidente do PT municipal de Salvador.
O dirigente ressaltou que esse sentimento é muito mais uma conquista política. “Lula representa colocar o Brasil nos trilhos novamente. Nos governos de Lula o país era a 9ª maior economia do mundo, melhorou o Índice de Desenvolvimento Humano, saindo da extrema linha da pobreza, diminuindo as desigualdades sociais. Houve mais inclusão em todas as áreas da sociedade, especialmente na educação, e a soberania nacional, a transparência e a participação social e política, ou seja a democracia, foram fortalecidas como nunca. O Brasil anseia para voltar a viver essas conquistas, chega de retrocesso”, pontuou Ademário.
O petista também destacou o impacto do retorno ao cenário político eleitoral. “Além de ser esperança para os que mais precisam, Lula também representa uma ameaça ao conservadorismo e o atraso que se instalou. Estamos vendo como a volta de Lula tem impactado o cenário político eleitoral. Ele lidera isolado nas pesquisas, é preferência nacional, não é páreo para mais ninguém e essa realidade tem aumentado as expectativas dos diversos setores da sociedade, incomodando essa frágil estrutura que emergiu após Golpe de 2016 na política nacional”, concluiu Ademário.
Agenda de Lula na Bahia
A agenda oficial de Lula começa na quarta-feira, às 16 horas, em um encontro com os movimentos sociais na atividade “Combater a Fome e Reconstruir o Brasil”, na Assembleia Legislativa da Bahia. Na quinta-feira, às 9h30, Lula visitará a Policlínica de Salvador, em Narandiba. Já 11 horas, fará uma coletiva com a imprensa. À tarde,16h, o encontro será com os movimentos negros da Bahia, na Senzala do Barro Preto, Liberdade. Na sede do Ilê Aiyê, Lula se encontrará com os blocos afros, intelectuais e grandes expressões culturais da luta antirracista, mas também com lideranças de diversas religiões: padres católicos, pastores evangélicos e das religiões de matrizes africanas.
Lula também terá encontros com deputados, senadores e dirigentes partidários de um amplo leque de legendas. O presidente se reunirá com presidentes de partidos da base aliada (PT, PSD, PP, PSB, PCdoB, Podemos e Avante), no Hotel da Bahia.
Imagem: Divulgação Ascom PT SALVADOR