Natal é época de reunir a família e amigos, decorar a casa para receber os que amamos e agradecer por mais um ano juntos. São nesses momentos mágicos que os detalhes fazem a diferença. É durante o mês de dezembro que montamos a árvore, colocamos as luzes e a guirlanda na frente de casa, espalhamos enfeites decorativos em mesinhas e preparamos a mesa para o momento da ceia. Na Ferreira Costa, as vendas na loja ou pelo site https://www.ferreiracosta.com/, nesse período do ano, crescem cerca de 18%. Para deixar o lar mais bonito e pronto para a data mágica, o Home Center organizou dicas de decoração.
Começando pela árvore de Natal, laços e outros elementos decorativos, como flores, também podem compor a produção. As luzes, assim como as bolinhas e penduricalhos, podem seguir as cores da decoração. Para deixar a sala mais aconchegante, adicione almofadas com capas temáticas. Vale apostar na estampa do Papai Noel, de folhas vermelhas e verde e complementar a composição com as cores lisas, intercalando. As mantas para sofá dão um toque a mais de conforto e elegância. Na mesa de centro, vasinhos, bonecos do Papai Noel e porta-retratos ajudam a promover uma decoração ainda mais especial. Assim como o tapete, que pode vir em estampas geométricas ou lisas. Por falar em mesa, não podemos esquecer do momento mais especial da noite: a ceia.
A mesa da ceia merece uma organização caprichada. Começando pela base, o pano americano é uma opção barata e elegante para sua composição e pode aparecer em diversas cores. O sousplat, responsável por apoiar o prato raso, também pode vir em diferentes formatos e tonalidades, do mais clássico ao mais moderno. Em seguida, o prato raso aparece em vários tons e modelos, um dos principais elementos da mesa posta. Por fim, o guardanapo, lindo e elegante, ele complementa todo o conjunto. Dá para inserir travessas e bowls para ter uma montagem ainda mais completa.
Significado de elementos de Natal
Para cada elemento natalino, existe um significado cultural. A árvore de Natal é herança de um costume pagão. Acredita-se que os povos germânicos colocavam galhos de pinheiro em suas casas e nas aldeias para se protegerem contra os espíritos maus do inverno, durante o solstício de inverno. Além disso, as plantas simbolizavam vitalidade e fertilidade.
Assim como a árvore, a guirlanda também carrega um significado. Elas existem desde a Roma antiga, onde eram oferecidas como presente, como desejo de saúde ao presenteado. O formato do enfeite também representa a perfeição e o ciclo harmonioso do universo.
Já os pisca-piscas ou as luzes de Natal são os substitutos das velas, usadas antigamente para expressar a iluminação trazida com o nascimento de Jesus. Esses e outros elementos têm uma coisa em comum: carregam significado, fé e cultura através da forma como os utilizamos em casa. Nessa época, a procura por esses itens dispara, e o consumidor vai às compras para preparar a casa.