Vinte de junho é o Dia Nacional e Municipal do Vigilante. E a Câmara de Salvador realizou nesta quarta-feira (20) uma sessão especial no Plenário Cosme de Farias para homenagear a categoria. A iniciativa foi da vereadora Marta Rodrigues (PT).
De acordo com a parlamentar, “o principal desafio destes profissionais é enfrentar os retrocessos da reforma trabalhista, que foi perversa na medida em que retirou direitos adquiridos”. Marta também pontuou que os vigilantes “precisam ter mais visibilidade e reconhecimento por parte da sociedade. Afinal, são profissionais que nos acolhem na porta do hospital, da escola, do banco, etc”. Ainda segundo ela, “desde a época da ditadura militar, os vigilantes lutam pelo reconhecimento de seus direitos”.
Marta Rodrigues também ressaltou o pioneirismo de Salvador na instituição do Dia do Vigilante. “A data municipal foi instituída antes da nacional”, reforça. No seu primeiro mandato como vereadora (2009 a 2012), ela apresentou o Projeto de Lei nº 64/2009, que originou a lei que institui o dia municipal.
A data nacional só foi instituída através da Lei nº12.740/2012. A escolha de 20 de junho para estas homenagens é alusiva ao dia da sanção do marco legal que reconheceu a profissão (Lei nº7.102/83).
Valorização
Segundo José Boaventura, presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes, “a nossa categoria precisa ser valorizada porque está em todos os locais protegendo a vida das pessoas”. Ele afirma que os principais desafios dos vigilantes são “a adoção do piso nacional para a categoria e mais segurança para o exercício do nosso trabalho”.
A supervisora técnica regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócios Econômicos (Dieese), Ana Georgina da Silva Dias, frisou que “além de numerosa, esta categoria é extremamente importante para a sociedade. Principalmente numa época de aporte reduzido de recursos dos governos para a segurança pública”.
O evento contou com apresentação musical de Lucimar e Sandro Ramos. Jadson Souza França declamou uma poesia em homenagem aos vigilantes.
Também prestigiaram a mesa da sessão especial a deputada estadual Maria Del Carmen (PT), Édson Conceição, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública (Sindilimp-BA), o ex-deputado federal Luiz Alberto e Aristides Batista, representando o deputado federal Nelson Pelegrino (PT).