No Dia Mundial da Reciclagem, celebrado nesta sexta-feira, 17 de maio, destacamos as ações significativas realizadas pelo Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para promover a gestão sustentável de resíduos sólidos e apoiar os trabalhadores da reciclagem. Essas iniciativas não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também geram oportunidades econômicas para catadores e catadoras de materiais recicláveis.
Durante o Carnaval de Salvador, uma das maiores festas populares do mundo, a CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) participou do projeto “EcoFolia Solidária: O trabalho decente preserva o meio ambiente 2024”. Este projeto, que ocorreu pelo 16º ano consecutivo, envolveu 16 cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis. A CAR contribuiu significativamente fornecendo Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como camisas, calças, botas, luvas, meiões, mochilas e big bags, além de suporte técnico e logístico.
Com um investimento de aproximadamente R$ 3,2 milhões, a ação contemplou 2.500 catadores, com apoio nas centrais de coleta estrategicamente localizadas nos circuitos principais da folia. A iniciativa realizada em parcerias com as secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM), não só garantiu a coleta e comercialização dos materiais recicláveis, mas também eliminou a atuação de atravessadores, assegurando um retorno econômico mais justo para os catadores.
A arrecadação do carnaval superou as expectativas. Foram 65.567,06 kg de latas de alumínio e 62.193,74 garrafas pet e plásticos, totalizando 128.360,80 kg de materiais recicláveis.
Sucesso na Feira da Agricultura Familiar
Durante a 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada em dezembro de 2023, a CAR promoveu a Coleta Seletiva Solidária em parceria com o Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama). Essa ação resultou na coleta e separação de 573,5 quilos de vidro, 210,3 quilos de plástico, 189,6 quilos de papel e 155,8 quilos de metal.
Micareta de Feira de Santana: Sustentabilidade em Festa
A Micareta de Feira de Santana, uma das maiores festas populares do Brasil, adotou um novo significado com a realização do projeto “Micareta Sustentável e Solidária”. Promovida pela Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos (Artemares) e a ONG Cama, com o apoio do Governo do Estado, por meio da CAR, o projeto beneficiou diretamente 300 catadores autônomos e 60 associados da Artemares. Os participantes receberam kits de EPI, além de orientações sobre segurança no trabalho, técnicas de separação de materiais e boas práticas ambientais. O resultado final da pesagem foi de 4.880,31kg de latas de alumínio e 1.434,15 kg de plásticos, totalizando 6.314,46 kg de materiais recicláveis em cinco dias de festa.
Joilson Santana, catador de materiais recicláveis e integrante da coordenação executiva da ONG Cama e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia, destaca: “A reciclagem é fundamental para garantir a preservação dos recursos naturais. E essa ação, feita com a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis, é fundamental para que haja também valorização desses profissionais e geração de trabalho e renda para aqueles e aquelas que são essenciais para a promoção dessa iniciativa. Dessa forma, é fundamental que haja apoio às iniciativas, tanto no dia a dia, quanto em grandes eventos, como o Carnaval de Salvador, o São João e a Micareta de Feira de Santana”.
As ações da CAR destacam a importância da reciclagem e do apoio contínuo aos catadores de materiais recicláveis. Por meio dessas iniciativas, a Bahia avança no desenvolvimento sustentável, promovendo a conscientização ambiental.
Fonte: Ascom/CAR