Em busca de opções para exercer sua cidadania e fazer o bem, a estudante de biomedicina, Rebeca Borges, buscou na internet formas de ser voluntária em Salvador. E nessa jornada de pesquisas, encontrou a plataforma do Programa Bahia.Estado Voluntário, iniciativa que fomenta o voluntariado não só na capital baiana, mas em todo o Estado da Bahia. “Já tinha cerca de um mês tentando encontrar algo que encaixasse na minha rotina, e participar desse projeto tem sido uma experiência muito interessante. Apesar do pouco tempo, apenas duas semanas, já conheci muitas pessoas e posso dizer que os funcionários do SAC são extremamente receptivos e simpáticos”, conta.
Rebeca participa do Projeto Busca Ativa Itinerante, implantado no dia 10 de outubro de 2024. A iniciativa leva toda semana aos SACs Barra, Shopping da Bahia e Bela Vista, a cultura do voluntariado. A ação conta com oito voluntários dedicados a apresentar o programa Bahia. Estado Voluntário, incentivando a inscrição de novos voluntários e instituições sem fins lucrativos na plataforma do programa. Com foco em fortalecer laços solidários, o projeto também orienta ONGs sobre o uso da ferramenta para conectar pessoas a projetos sociais.
Há dois anos, o Projeto Busca Ativa era desenvolvido apenas no SAC Bela Vista. Com a necessidade de expansão, a iniciativa tornou-se itinerante. Segundo o gerente do SAC Bela Vista, Juracy Barreto, a diversidade de público e o grande número de pessoas que circulam diariamente no SAC impactam positivamente para a visibilidade das iniciativas de voluntariado. “Registramos uma rotatividade alta de público aqui. A estratégia de trazer o projeto para mais perto das pessoas serve como estímulo à cultura de ajudar o próximo”, afirma.
Desde 1985, o dia 05 de dezembro é celebrado ao redor do mundo como o Dia Internacional do Voluntário. Essa data foi instaurada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de homenagear as pessoas que contribuem com seu tempo, talento, habilidades, ou a singela vontade de ajudar o outro sem pedir nada em troca.
Na Bahia, mais de 24 mil voluntários têm motivos para comemorar suas iniciativas em prol de um mundo melhor e solidário, através da inscrição na Plataforma Bahia.Estado Voluntário, iniciativa virtual que faz parte Programa Bahia.Estado Voluntário e conecta quem quer ajudar com quem precisa de ajuda.
Há cinco anos em atuação, a plataforma Bahia.Estado Voluntário conta com 2.844 projetos e ações; 24.339 voluntários; 61.309 oportunidades de voluntariado e 1.127.286 horas de atuação voluntária cadastrada. Realização das Secretarias de Justiça e Administração, o Programa Bahia.Estado Voluntário está alinhado com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, ao fomentar a prática do voluntariado.
Uma das instituições inscritas é a Casa de Apoio Deus é Fiel, que há mais de dez anos, atua em prol de pessoas que vivem nas ruas, dando a elas esperança, acolhimento e dignidade. Giovanilson Barcelos foi uma dessas pessoas resgatada pela instituição. Hoje ele atua como voluntário e leva solidariedade a outros que já estiveram na mesma situação dele antes. “No momento em que eu mais necessitava a instituição me abraçou e acolheu. Hoje eu faço parte daqui como voluntário e ajudo outras pessoas em situação de vulnerabilidade social”, pontua.
Elen Gleide e Maiara Smith também são voluntárias na Instituição Casa de Apoio Deus é Fiel, para elas, o voluntariado é um ato de amor e dedicação. “Ser voluntário é ter responsabilidade, empatia e amor ao próximo”, ressalta, Elen. Já para Maiara, “Ser voluntária é poder colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária”, acrescenta.
A coordenadora do Programa Bahia.Estado Voluntário, Kátia Camilo, salienta a importância de prestigiar os voluntários que doam seu tempo e habilidades em prol de uma causa. “Temos que valorizar essas pessoas especiais que deixam seus lares e seus afazeres para ajudar o próximo e servir a uma causa que envolve todos nós. São pessoas que contribuem com a sociedade, fazendo a diferença nesse mundo”, explica.
Junte-se a essa corrente do bem
Basta fazer um cadastro no site www.estadovoluntario.ba.gov.br, informando a área na qual gostaria de prestar serviço voluntário e a disponibilidade de horário. Já as instituições cadastram no site seus projetos que necessitam de voluntários. Além dos órgãos de governo, também podem inscrever-se na plataforma, entidades privadas sem fins lucrativos, como ONGs, filantrópicas e do terceiro setor.
Fonte:Ascom/Saeb