Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), promove a Roda de Conversa ‘Mentes Insurgentes’, nesta quarta-feira (10), às 17h30.
O evento reunirá importantes figuras femininas do cenário político e educacional, compartilhando suas experiências e reflexões sobre a trajetória das mulheres negras nesses espaços de atuação, a exemplo da deputada estadual e escritora, Olívia Santana; da ativista do ODARA, Lorena Cerqueira; da chefe de gabinete da secretaria estadual de Políticas para as Mulheres, Aldinha Sena; da coordenadora da Casa de Acolhimento Marielle Franco, Sandra Muñoz e da psicóloga, bibliotecária e escritora, Isabel Souza; com mediação da historiadora Cristiane Conceição.
25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e teve origem durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. O evento denunciou as opressões e debateu soluções para a luta contra o racismo e o machismo. No Brasil, a data também é uma homenagem à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé (MT), e liderou o Quilombo de Quariterê.
Fonte: Ascom/FPC