Se os podcasts são uma moda, na Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), ela veio para ficar. Neste ano, o Sudesbcast Esporte por Toda Parte – podcast da Sudesb – alcançou mais de 10 mil visualizações no YouTube ao longo de suas 34 edições. O retorno, após um ano de hiato, foi marcado pela passagem de atletas olímpicos, destaque para o paradesporto, especial com foco nas mulheres e a presença e a transparência de dirigentes da autarquia estadual.
Para fechar a temporada de gravações, os convidados da vez foram os ciclistas olímpicos Paola Reis, do BMX, e Ulan Galinski, do Mountain Bike. A dupla conversou sobre a conquista do Prêmio Brasil Olímpico, a vida após os Jogos de Paris 2024 e as expectativas para a nova temporada. Ambos os convidados já haviam participado do podcast nas edições 03, Paola, e Ulan, na 20, e são nomes significativos do papel do Sudesbcast, que é valorizar o esporte baiano para além do Dia do Atleta, celebrado neste sábado, 21. O programa pode ser assistido aqui.
O outro único convidado que marcou presença mais de uma vez no palco do podcast foi o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto. Em suas duas participações, o dirigente contou “spoilers” de novos projetos da superintendência e fez balanços do que já foi realizado. Mas a tônica da temporada foram os episódios com atletas da Bahia que se destacaram no estado, país e mundo, além da presença dos jovens talentos.
“É mais um importante canal de comunicação da Sudesb com o público para apresentar não só os nossos projetos, programas e ações, como também o dia a dia do cenário esportivo baiano. Os atletas, treinadores, gestores esportivos, dirigentes e todos do meio do esporte podem vir falar da sua realidade desde os treinamentos e histórico até conquistas e expectativas. Comemoramos muito o sucesso do programa”, pontua Vicente.
Temas – O terceiro melhor do mundo de bodyboarding, Gabriel Braga, participou do podcast; Keila Santos, a potência da ginástica rítmica da Bahia; a nadadora Celine Bispo, que disputou até o último minuto vaga nos Jogos Olímpicos foram alguns dos convidados que trouxeram o tema do dia a dia do esporte baiano. Agora, o posto de episódio mais assistido do podcast ficou com os talentos do futevôlei, Felipe “Índio” e Felipe “Iceman”, apoiados pelo programa de incentivo do Governo do Estado – FazAtleta.
No paradesporto, as paralimpíadas, o futebol de amputados e o paratriathlon foram algumas das pautas de destaque no podcast. O tema foi amplamente comentado também nos episódios com os presidentes de federação que participaram do podcast. Os esportes emergentes e menos conhecidos renderam alguns dos episódios com mais comentários, como a patinação, o tiro com arco, a calistenia, o baleado e o handebol. Inclusive, os convidados deram dicas para os interessados em praticar essas atividades.
Entre dicas e discussões sobre temas relevantes do esporte, um dos destaques do Sudesbcast no ano foi o quadro “Se não fosse meu joelho”, em que figuras do esporte baiano contam histórias engraçadas que viveram com o esporte. Não só os atletas apontaram suas lembranças esportivas, como também dirigentes e até o multiatleta cantor de forró Norberto Curvello, que participou do episódio especial de São João.
Essas figuras regentes da Sudesb e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) que também participaram das gravações foram Diogo Reis, chefe de gabinete da Sudesb; Sinval Vieira, coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb; Julian Camões, coordenadora do Núcleo de Mais Mulheres no Esporte; Gustavo Miranda, coordenador de Esportes da Setre; Rodrigo Farias, secretário executivo do Faz Atleta; Adelmare Junior, coordenador do Núcleo de Paradesporto; Fernando Carvalho, engenheiro agrônomo da Sudesb; e Ana Cristina, coordenadora do Núcleo de Saúde da Sudesb.
Fonte: Ascom/Sudesb