Cerca de 240 crianças e adolescentes de quatro escolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador foram surpreendidas, nesta terça-feira (20), com a aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), intermediado por policias da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lobato).
As instituições de ensino que participaram das primeiras atividades foram a Escola Padre Norberto (Alto do Cabrito), o Colégio Josias de Almeida Melo (Plataforma), Colégio Luís Rogério (São Bartolomeu) e o Colégio Clériston Andrade (Itacaranha).
Segundo o comandante da 14ª CIPM/Lobato, major Sérgio Ribeiro, todos os PMs que estão ministrando o curso foram treinados para desempenhar esse tipo de função. “Abraçaremos onze turmas, hoje só participaram sete. No total, teremos 350 jovens orientados a viver afastados das drogas, focados na educação”, destacou.
O oficial ainda ressaltou estar orgulhoso em poder tocar o programa na área responsável pela companhia que comanda. “É a partir da educação que tudo se transforma. Acreditamos que a disciplina é o ponto de partida para alcançarmos uma juventude de boas condutas, distante da criminalidade”, declarou major Ribeiro.
Neste primeiro contato, todos os alunos receberam o ‘Kit Proerd’ que é composto por uma revista e o livro ‘Caindo na real’, que trazem lições de prevenção à violência e de como repreender o uso de drogas. As aulas serão realizadas pelo menos duas vezes na semana, durante todo o ano letivo.