Com palestras sobre prevenção e impactos dos incêndios florestais, a Caravana Bahia Sem Fogo encerra sua passagem pela região Norte, no próximo sábado (3), no Parque Estadual das 7 Passagens, no município de Miguel Calmon, a 360 quilômetros de Salvador. O evento, que acontece a partir das 9h e será aberto ao público, contará com a apresentação dos resultados do projeto pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e seus parceiros.
De acordo com o secretário da Sema, Eduardo Martins, o formato do evento de encerramento dessa 3ª etapa da Caravana, reflete o amadurecimento do projeto e o comprometimento de envolver o maior número de pessoas nas ações de prevenção. “Trazer um dia de campo para dentro de uma Unidade de Conservação, com palestras importantes, mostra exatamente a nossa preocupação com o tema e como estamos envolvendo todos os setores da sociedade a prevenir e combater os incêndios florestais no estado”, destacou o secretário.
O dirigente da pasta também chamou a atenção para a importância do Grupo de Trabalho (GT) do Bahia Sem Fogo, composto pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretarias de Segurança Pública, Saúde, Casa Civil, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), coordenada pela Sema. “O GT foi e é fundamental para discutirmos as ações, que foram implementadas esse ano, a exemplo da Caravana”, enfatizou.
Dia de Campo
O Dia de Campo será aberto ao público geral e acontecerá dentro da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual das 7 Passagens. Durante o evento acontecerão as seguintes palestras; “Fauna Silvestre Vitimada por Incêndios”, por Vinicius Dantas, veterinário da Coordenação da Gestão de Fauna (CGFau) do Inema e “A Caatinga e o impacto do fogo”, ministrada pelo professor na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Washington Franca-Rocha.
Segundo a diretora da Sema e coordenadora do GT Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, o fechamento desse ciclo será muito importante para o programa, tendo em vista que estaremos dentro de uma área de preservação. “Vamos finalizar com chave de ouro. Pela primeira vez vamos levar o encerramento da Caranava para dentro de uma UC, além de abordar temas importantes para toda a comunidade, inclusive os visitantes do Parque Estadual”, concluiu.
Fonte: Ascom/Inema