O deputado Robinson Almeida Lula (PT) defendeu, em indicação encaminhada ao secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues Souza, a instalação de um campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Subúrbio Ferroviário, em Salvador.
A Uneb, instituição pública estadual de ensino superior, encontra-se estruturada, atualmente, em 29 unidades descentralizadas. “Fundada em 1983, disseminou-se pelo interior do estado, cumprindo a missão de facilitar o acesso dos cidadãos baianos à universidade”, observou Robinson, no documento.
Ele lembrou que a instituição disponibiliza mais de 150 cursos e habilitações, nas modalidades presencial e de ensino a distância, tanto para graduação quanto para pós-graduação, promovendo, igualmente, cursos de mestrado e doutoramento.
“Não há a menor dúvida de que a Uneb desempenha função das mais relevantes na promoção do ensino superior no Estado da Bahia, destacando-se nacionalmente pela qualidade dos cursos que desenvolve”, afirmou o parlamentar.
Robinson observou também na indicação que o Subúrbio Ferroviário é um conjunto de 22 bairros da capital e abriga expressivo contingente populacional, estimado, nos dias de hoje, em mais de 300 mil pessoas.
A despeito de a Uneb contar com portentosa estrutura em Salvador, especialmente nos bairros do Cabula e Imbuí, acrescentou o deputado petista, é necessário dar continuidade ao processo de expansão universitária, para alcançar também espaços densamente habitados, como o Subúrbio Ferroviário.
“Não se pode perder de mira que a instalação de um campus universitário, além de tornar mais próximo o potencial aluno da unidade de ensino, com repercussão na educação, propicia o desenvolvimento de aspectos culturais e incremento da economia local. E sob este enfoque, especialmente o cultural, o Subúrbio Ferroviário tem muito a oferecer”, concluiu.