O deputado Niltinho (PP) parabenizou o povo de Pedro Alexandre pela passagem dos 58 anos de emancipação do município, celebrada em 28 de julho. Nesta mesma data, em 1962, a localidade se desmembrou de Jeremoabo. “Um dos motivos que me levam a apresentar essa moção de congratulações é o reconhecimento ao povo de Pedro Alexandre, que é marcado por sua gente trabalhadora, que está ali no dia a dia buscando o sustento e o aumento da sua produção, fomentando a economia da região”, declarou o parlamentar.
No documento apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Niltinho disse que a história da cidade teve início com a chegada do senhor Pedro Alexandre à região. Segundo o legislador, o personagem que dá nome à cidade procurou mudar o processo produtivo já existente no lugar, que era à base de agricultura de subsistência, introduzindo a cultura algodoeira como uma opção rentável para a época, quando a indústria têxtil constituía o principal parque industrial do Nordeste.
Conforme o deputado explicou, a povoação originou-se primeiramente com o nome de Lagoa da Caiçara, até o ano de 1947. Em seguida, passou a ser chamada de Serra Negra, por volta de 1950, quando teve o nome novamente mudado para Voturuna, dado pelo IBGE. “No entanto, a população não aceitou, talvez até pelo pouco conhecimento que os mesmos tinham sobre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e, no ano de 1962, quando finalmente alcançou a sua emancipação política, tomou o nome de Pedro Alexandre, aceito por todos da época e pelos moradores atuais”, contou.
“Registro aqui o compromisso de representar o município de Pedro Alexandre junto às autoridades estaduais e representantes federais para conseguir os benefícios, obras e equipamentos que possam promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos, gerando mais empregos e renda ao tempo em que venha a reduzir os principais problemas que mais os afetam. Por tudo isso, é que trago essa moção para que sirva de incentivo e estímulo a esse povo batalhador”, concluiu Nitinho.