Em 21 de agosto deste ano, o Governo do Estado anunciou o investimento de R$ 83 milhões para o Programa de Modernização das Estruturas de Segurança, que compreende a reforma e a construção de delegacias de Polícia Civil e unidades da Polícia Militar nos municípios baianos. Alegando que diversas localidades não foram contempladas por essa iniciativa, a deputada Maria del Carmen (PT) apresentou uma indicação ao governador Rui Costa, sugerindo que determine, à Secretaria de Segurança Pública, a inclusão de Mutuípe no referido programa, já que atende aos critérios de urgência, criminalidade e índice populacional estabelecidos pela administração.
Mutuípe, diz a petista, tem pouco mais de 22 mil habitantes, uma extensão territorial de quase 300 (trezentos ) km quadrados de área e já foi considerado uma dos 500 (quinhentos) lugares mais perigosos do Brasil, segundo pesquisa da Revista Exame 1. “Apesar das precárias condições das estruturas de segurança, a cidade não foi abrangida pelo Programa de Modernização”, revela a parlamentar, garantindo que a estrutura de segurança do município está defasada, não sendo suficiente para o atendimento da população.
A legisladora entende ser imprescindível que o município de Mutuípe esteja incluído no Programa de Modernização das Estruturas de Segurança, promovido pelo Governo do Estado da Bahia. E foi por este motivo que seu mandato encaminhou a presente proposta à Assembleia Legislativa, com o intuito de que sejam destinados investimentos do programa à reforma e modernização da Delegacia Civil de Mutuípe.