Nessa quarta-feira (18), ocorreu o curso de capacitação para ambulantes que atuarão no Festival Virada Salvador 2025 no Ginásio de Esportes Estação Cidadania, em Itapuã. A iniciativa, organizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), teve como objetivo preparar cerca de 900 comerciantes informais para atender às normas de segurança, saúde e qualidade exigidas durante a festa de virada de ano, que ocorrerá entre os dias 27 e 31 de dezembro, na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio.
O curso foi realizado em dois turnos: pela manhã, das 8h às 12h, para ambulantes com nomes iniciados pelas letras A a J, e à tarde, das 13h às 17h, para aqueles com nomes de L a Z. Os ambulantes receberam orientações sobre a coleta seletiva no evento, incluindo a distribuição de caixas para resíduos recicláveis e úmidos, as diferenças entre os tipos de materiais e o encaminhamento dos recicláveis às cooperativas. A capacitação também incluiu temas como educação financeira, marketing digital e venda conforme regras dos patrocinadores.
O secretário da Semop, Alexandre Tinoco, destaca o curso como uma iniciativa essencial para garantir mais organização, qualidade e segurança no evento. “A capacitação oferece conhecimentos importantes sobre atendimento, manuseio de alimentos e boas práticas, valorizando o trabalho dos ambulantes e beneficiando o público. Nossa prioridade é proporcionar uma festa segura e organizada para todos”, explica.
O diretor de serviços públicos da Semop, Alisson Carvalho, completa que a segurança e a qualidade dos eventos têm início no atendimento oferecido pelos ambulantes. “Essa capacitação é essencial para que possamos começar o Festival Virada Salvador com excelência, oferecendo à população produtos de qualidade e segurança, como a Prefeitura tem conseguido fazer a cada ano”, afirma.
Desenvolvimento – Carvalho também enfatiza o papel da organização em apoiar os sonhos dos trabalhadores. “Os ambulantes chegam ao festival com diversos objetivos: muitos buscam ganhar dinheiro para reformar a casa, pagar a escola dos filhos, adquirir melhorias para o lar ou adiantar uma obra. São inúmeros sonhos inseridos nesse processo, e fazemos questão de apoiar e concretizar isso do início ao fim”, conclui.
Valdemir Jorge, vendedor ambulante há 19 anos e morador de São Rafael, afirma que participa do Virada Salvador todos os anos e ressalta a importância dos cursos de capacitação para a organização das finanças. “Esses cursos ajudam a relembrar nossos gastos, a entender onde podemos investir, como poupar e planejar melhor. Muitas vezes, não paramos para refletir sobre o que precisa ser feito. Este curso realmente coloca o juízo no lugar. Só temos a agradecer à Prefeitura pela organização de tudo isso”, declara.
Moradora de Águas Claras e ambulante há 15 anos, Elisabeth Lima Santana salienta a evolução no tratamento que a Prefeitura tem dado aos vendedores ambulantes. “Antigamente, não tínhamos esse tipo de cuidado, mas hoje, a Prefeitura oferece um atendimento de qualidade. Capacitar os ambulantes é essencial, principalmente porque estamos lidando com responsabilidades com o que vendemos. Hoje, os tempos mudaram, não é como nos carnavais ou réveillons de antigamente. É necessário ter um cuidado especial com o tipo de bebida que pode ser comercializada”, enfatiza.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Iann Jeliel/Secom PMS