O Bem Bahia desta quinta-feira (29) explora a culinária estrangeira em Salvador, destacando sabores internacionais que conquistaram espaço na Bahia. O programa visita, também, o ateliê de uma artista que utiliza conchas em suas criações e ainda aborda a tradição das Caretas do Acupe, uma manifestação cultural do Recôncavo Baiano. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h30, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE no YouTube, no link youtube.com/tvebahia.
A Bahia tem se destacado como um centro de culinária internacional, com restaurantes especializados em gastronomia coreana, peruana e indiana. Esses estabelecimentos oferecem uma variedade de sabores e técnicas, contribuindo para a diversidade gastronômica em Salvador e ampliando as opções de culinária estrangeira na região. Empresários desses restaurantes compartilham suas experiências de viver em Salvador e o que os levou a escolher a Bahia como lar, enquanto o telespectador acompanha a preparação de diversos pratos.
No bairro do Santo Antônio Além do Carmo, na capital baiana, está localizado o ateliê da artista baiana Ana Laura Lacerda, que se dedica à criação de peças artísticas feitas a partir de conchas que são fornecidas por marisqueiras locais e de outros mares do mundo. Recebendo a equipe do Bem Bahia em seu local de trabalho, a artista revela detalhes do seu processo criativo. Tem também um passeio à Ilha dos Frades, na Baía de Todos os Santos, onde o telespectador acompanha um pouco do trabalho das marisqueiras.
No distrito de Acupe, em Santo Amaro, ocorre a tradicional festa das Caretas, uma manifestação cultural popular do Recôncavo Baiano que atrai visitantes e estudiosos de todo o país interessados em conhecer mais sobre essa tradição. O Bem Bahia acompanha a celebração e mostra a rica tradição das Caretas, que envolve a criação de máscaras e vestimentas características. Durante a visita, os integrantes das Caretas contam a história dessa festividade e explicam a sua importância cultural.
Fonte: Ascom/Irdeb