Na manhã de ontem (14), aconteceu na base da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS), na Av. San Martin, o 1º Batizado da Turma de Capoeira da GCMS. Projeto desenvolvido para crianças e adolescentes da comunidade do Calafate, através da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev) da GCMS.
A atividade já está sendo desenvolvida desde dezembro com crianças e adolescentes, e segundo o coordenador da Cprev, André Rocha, a intenção é ampliar o número de participantes com jovens das comunidades próximas a sede da GCM. “Começamos com um curso de férias para as crianças da Escola Municipal 15 de Outubro. Devido a melhora delas no desempenho das matérias escolares, demos continuidade às atividades ampliando também para alunos da comunidade do Calafate que tiveram interesse em praticar a capoeira. Batizamos e entregamos o cordão para onze alunos, com a intenção de ajudar muito mais. Estamos visitando outras escolas do nosso entorno para apresentar esse projeto, mostrando como já deu certo”, afirmou. “Nosso agradecimento a todos pelo evento. Fiquei muito emocionada em ver meus meninos e meninas tão envolvidos e tão felizes. Alguns deles só tem a nós, para direcioná-los a algo tão prazeroso”, disse a Professora da Escola, Marta Gomes Teixeira.
Atualmente, trinta crianças e adolescentes participam do Programa CM – Guarda capoeira e Movimento, que acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras, na base da GCMS. Esta ação faz parte do Projeto GCM na Escola, que conta com outras atividades como jiu-jitsu, boxe e palestras de combate ao bullying, ações de prevenção à violência e preservação do patrimônio.