Os Estados Unidos ultrapassaram a China em número de infectados por coronavírus nesta quinta (26). O país tem a maior quantidade de casos confirmados do mundo, ao registrar 83.836 pessoas com diagnóstico positivo, segundo a Universidade Johns Hopkins. Na China, são 81.782. Os EUA são o sexto em número de mortes – 1.209 no total -, atrás da Itália, Espanha, China, Irã e França.
A alta de casos é puxada por cidades como Nova York e Nova Orleans, de acordo com a agência Reuters, e ocorre em meio a aumento de hospitalizações e redução de leitos e suprimentos para tratamento. Pelo menos um hospital novaiorquino iniciou um teste para compartilhar ventiladores entre dois pacientes.
Em Nova Orleans, acredita-se que a festa de Mardi Gras, espécie de Carnaval, tenha potencializado a transmissão do vírus em fevereiro. O governador da Louisiana projeta para 2 de abril a falta de ventiladores se o aumento de infecções não for contido.
Outras cidades norte-americanas também registram aumento de casos, como Detroit e Houston.
A pandemia tem gerado forte impacto na economia. Cerca de 3,3 milhões de americanos solicitaram subsídios de desemprego na semana passada.