O trajeto por onde passará o cortejo na tradicional Lavagem do Bonfim, nos bairros do Comércio e Calçada, em Salvador, nesta quinta-feira (11), conta com vias que estão sendo contempladas com o projeto de requalificação urbana ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado, em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).
Quem vive a rotina de se locomover a pé pelas ruas dos dois bairros já pode fazer isso com mais segurança e conforto. As calçadas estão sendo alargadas, ganhando rampas de acessibilidade, piso tátil, travessias para pedestres, além de faixa de serviços ao longo do passeio, onde deverão ser alocados postes, lixeiras e dispositivos de sinalização voltados a facilitar o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais.
Os serviços nas ruas do Comércio integram o lote 1 do projeto, que compreende também o bairro da Calçada, onde estão sendo investidos R$ 28,2 milhões para a requalificação de 50 vias nesses dois bairros. Desse total, sete ruas já foram concluídas, a exemplo das Conselheiro Saraiva, Francisco Gonçalves e Pedro Rodrigues Bandeira; 30 estão em execução, como a Travessa e Rua do Pilar e a Avenida Jequitaia – trecho que integra o tradicional cortejo. Os serviços serão iniciados em mais 13 vias, incluindo a Rua da Conceição da Praia, onde tem início o trajeto da Lavagem do Bonfim.
As intervenções estão melhorando o acesso das pessoas a diversos pontos do Centro Antigo de Salvador, e também tornando mais confortável a mobilidade por ruas, praças e travessas. O projeto foi planejado para ser executado por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos do Centro Antigo. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes. Ao todo serão investidos R$ 124 milhões para a pavimentação de vias e requalificação de calçadas em mais de 270 ruas. O benefício atinge 11 bairros que formam o território. As obras já foram concluídas em 100 ruas e 77 vias do território estão sendo requalificadas. O projeto ainda contemplará mais 107 ruas da região antiga da capital baiana.
Lavagem do Bonfim
Realizada sempre na segunda quinta-feira do ano, a festa leva uma verdadeira multidão às igrejas. Turistas e baianos vão começar a caminhada de oito quilômetros na Conceição da Praia e seguem, vivenciando todo o sincretismo, até a Colina Sagrada, onde acontece a tradicional lavagem do adro da igreja.
A devoção ao Senhor do Bonfim na Bahia teve início em 1745, quando o capitão-de-mar-e-guerra Theodósio Rodrigues de Faria trouxe de Portugal uma imagem similar e no mesmo tamanho da que existia na cidade de Setúbal.