Os títulos da Copa Loreta Valadares de Futebol Feminino está cada vez mais próximo de ter novas donas. Após as semifinais disputadas no último domingo (8) na categoria sub-17 e adulto, no Barradão, estão definidos os times que irão disputar as finais da terceira edição do certame estadual no Estádio de Pituaçu, no próximo domingo, 15.
O primeiro finalista é o Boca Juniors Villas, que se classificou após vitória de virada por 2×1 sobre o CFFB, na categoria sub-17. O adversário na final foi definido após o Vitória derrotar o Lusaca por 3×0. Às 13h, do próximo domingo, 15, em Pituaçu, Boca Jrs Villas encara o Vitória para determinar quem será o campeão da categoria.
Entre as adultas, o Revelação goleou As Misturadas por 4×1 e garantiu sua vaga na final, enquanto o Esporte Clube Saracity eliminou a Ponte Preta após jogo disputado que terminou em 3×2. Agora, o Revelação e o Esporte Clube Saracity vão jogar pela conquista do título em Pituaçu, também no domingo, 15, às 15h.
Vale ressaltar que a disputa pelo título na categoria sub-15 já chegou ao fim, com a conquista da taça pelo Vitória após o Boca Jrs por 1×0, na Vila Militar, no Dendezeiros, no dia 01 de dezembro. Coordenador da Copa Loreta Valadares e de Excelência Esportiva da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Sinval Vieira comemora a conclusão de mais uma edição em um formato mais agregador da Copa Loreta.
“Já temos um time campeão definido e finalizaremos com os outros dois. Essa terceira edição é marcada pela inclusão da categoria sub-15, que demonstra a evolução naquilo que pensamos da Copa Loreta Valadares. Ela é tanto o presente quanto o futuro do futebol feminino na Bahia, resgatando as pioneiras e a história da modalidade no estado. O futebol feminino na Bahia tem um parceiro forte que é o Governo do Estado”, pontua.
Copa Loreta Valadares – Promovida pelo Governo do Estado da Bahia, através da Sudesb por meio da Coordenação de Excelência Esportiva e do Núcleo Mais Mulheres no Esporte, com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e em parceria com a Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDPAR), a competição recebeu o nome de Loreta Valadares em homenagem à ativista política, feminista e ex-professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que lutou contra o regime militar no país e faleceu em novembro de 2014.
Fonte: Ascom/Sudesb