Em 17 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Nesta data, o Teatro Castro Alves (TCA) promove uma sessão especial do projeto “Conversas Plugadas”, para discutir o tema “Espaços de Memória e Patrimônio”, tendo como convidados os professores José Dirson Argolo e Nivaldo Andrade, com mediação de Moacyr Gramacho, arquiteto e diretor geral do TCA. O evento acontece na Sala do Coro, às 19h, com entrada gratuita, para uma conversa mais que necessária sobre o TCA enquanto patrimônio nacional tombado e as possibilidades de construção de elos que conectem a história local, a memória, a identidade e as comunidades.
O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado desde 1998, em homenagem ao centenário de nascimento do advogado, jornalista e escritor mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan). A instituição foi criada a partir da Lei nº 378 de 1937 para garantir a proteção e a preservação dos bens culturais do nosso país.
Nesta edição do “Conversas Plugadas”, o professor José Dirson, que tem 40 anos dedicados à restauração, falará sobre a importância de conservar e restaurar bens culturais, numa abordagem conceitual sobre o restauro do acervo do Museu do Recôncavo Wanderley de Pinho. Graduado em Artes Plásticas e doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Dirson Argolo especializou-se em Restauração de Obras de Arte pela Universidade Internacional da Arte de Florença e realizou estágios práticos no Oppificio delle Pietre Dure e ateliês da Superintendência dos Bens Históricos e Artísticos de Florença. Professor aposentado das disciplinas Restauração de Arte I e II da Escola de Belas Artes da UFBA, onde exerceu a função por 32 anos, foi também professor convidado do departamento de Conservação e Restauração de Movimentos e Núcleos Históricos (CECRE) da Faculdade de Arquitetura da UFBA por vários anos. É autor de livros, capítulos, artigos em jornais, anais de congresso, revistas especializadas, bem como conferencista e palestrante. Como restaurador e diretor do Studio Argolo – Antiguidades e Restaurações Ltda., fundado em 1983, tem executado inúmeros projetos de restauração de monumentos e obras de arte, tanto em Salvador como em vários estados do Brasil.
Já Nivaldo Andrade, que abordará temas relacionados à preservação do patrimônio edificado, arquitetura e urbanismo, é professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi coordenador do concurso público de requalificação e ampliação do Teatro Castro Alves, realizado em 2010. É autor da coleção “Arquitetura Moderna na Bahia (1947-1951)”, publicada pela Editora da UFBA em 2019, formada por cinco livros, sendo o quarto volume dedicado ao TCA. Recebeu o prêmio de melhor obra autoral publicada no Brasil nos anos de 2019 e 2020 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq).
Conversas Plugadas – Criado em 2007, o “Conversas Plugadas” proporciona aos profissionais, pesquisadores e estudantes de artes, bem como ao próprio corpo técnico do TCA, o contato direto com nomes de excelência dos diversos campos artísticos, em âmbito nacional e internacional. O projeto, assim, se alinha ao foco do Teatro Castro Alves de incentivar atividades de formação e desenvolvimento técnico de profissionais da cultura.
Teatro Castro Alves apresenta
“Conversas Plugadas”
Especial Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Tema: Espaços de Memória e Patrimônio
Com: José Dirson Argolo e Nivaldo Andrade
Mediação: Moacyr Gramacho
Quando: 17 de agosto de 2022 (quarta-feira), 19h
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito
PROTOCOLOS COVID-19
Para entrar no Complexo do TCA, é exigida a comprovação da vacinação contra a Covid-19, inclusive com a dose de reforço da vacina para todo o público alcançado por esta etapa da Campanha de Imunização. Crianças de 5 a 11 devem ter tomado ao menos a primeira dose da vacina, observado o prazo de agendamento para a segunda dose. Saiba mais em www.tca.ba.gov.br/oteatro/covid19.