O deputado Adolfo Menezes (PSD) representou a Assembleia Legislativa na cerimônia virtual em que o governador Rui Costa assinou 18 convênios com consórcios públicos intermunicipais que representam 270 municípios para a gestão ambiental, descentralizando essas decisões e fortalecendo a ação desses consórcios. Estavam presentes à reunião virtual, além do chefe do Executivo baiano, o presidente da UPB, Zé Cocá, o senador Jaques Wagner e o secretário estadual de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira e os presidentes dos 18 Consórcios Intermunicipais.
Para o presidente do Legislativo os consórcios já estavam fortalecidos com ações nas áreas da saúde, através das policlínicas e da infraestrutura, através da cessão de máquinas do Derba. Agora, com esse convênio de R$ 4,25 milhões, cuidarão também da política ambiental, facilitando a descentralização das ações cruciais como as de licenciamento ambiental, que antecede a gestão compartilhada do lixo.
Os novos convênios beneficiam os consórcios intermunicipais do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina; Território do Recôncavo; Território Litoral Sul; Vale do Jiquiriçá; Território de Irecê; Médio Rio das Contas; Vale do Rio Gavião; Velho Chico; Território Piemonte Diamantina; Litoral Norte e Agreste Baiano; Mata Atlântica; Costa do Descobrimento; Bacia Paramirim; Portal do Sertão; Bacia do Jacuípe; Municípios do Oeste da Bahia; Piemonte Norte do Itapicuru; e do Alto Sertão. A solenidade remota aconteceu na última quinta-feira, dia 6.
VISITAS
Ainda nessa data, o presidente da ALBA recebeu as visitas do senador Angelo Coronel (PSD), que estava acompanhado do filho, o deputado estadual Diego Coronel (PSD), e do prefeito de Itiúba, Zé do Rádio, e também recebeu o secretário estadual do Trabalho, Davidson Magalhães. Com o senador, além da avaliação da conjuntura turbulenta da política nacional, eles trataram da CPI das Fake News, presidida por Angelo Coronel: “Falamos sobre a importância de acabar com essa praga na comunicação, sem que seja tolhida a ampla liberdade de expressão dos brasileiros”, observou.
Com o secretário Davidson Magalhães, o tema da reunião foi a persistência dos índices de desemprego, em que a Bahia, infelizmente, está entre os estados com pior desempenho e que o combate à pandemia não ajuda a melhorar. Para o secretário do Trabalho, o Governo Federal deveria criar, urgentemente, um grande programa de obras públicas para estimular a economia e gerar milhares de empregos, porque a situação se agrava a cada dia.
O deputado Adolfo Menezes lembrou que os cuidados adotados pelo governador Rui Costa já mostram resultados e a curva de mortes, ocupação hospitalar e de infectados começa a recuar e que junto com a vacinação dos vulneráveis logo a nossa economia voltará a produzir a carga total, gerar empregos e renda para os baianos agora desassistidos.