O Movimento Salvador dos Bairros é Salvador de Todos confirmará o nome do deputado federal Bacelar como candidato à prefeitura da capital baiana pelo Podemos. A convenção da sigla acontecerá presencialmente, nesta quarta-feira (16) às 10h, na Boca do Rio, e contará com a participação do candidato a vice-prefeito, Magno Lavigne (Rede), do presidente estadual do PTC, Rivailton Veloso. O governador Rui Costa e o Senador Jacques Wagner também confirmaram presença.
Por causa da COVID-19 o evento terá capacidade máxima para cem pessoas, assim como determina a lei.
O podenista defende que a verdadeira Salvador acontece nos bairros e enfatiza que o ato simboliza a valorização da periferia soteropolitana. O plano de governo do pré-candidato pelo Podemos tem como principal objetivo reduzir a desigualdade social que existe na capital baiana.
A proposta é a promoção de políticas públicas voltadas aos segmentos sociais, como a adoção de um programa de proteção integral “Do Pré-Natal ao Primeiro Emprego”. A intenção é cuidar das mães, crianças e dos mais de 250 mil jovens, entre 15 e 19 anos, com futuro comprometido pelas precariedades das favelas. “Quero governar para o povo, não para o concreto. Salvador precisa de um representante que ame a cidade, conheça seus problemas e esteja disposto a resolvê-los. Em meio a estruturas gigantescas, milionárias, o nosso povo segue sendo esquecido”, afirmou Bacelar.
Também estão no foco do Movimento os pequenos, médios e grandes empreendedores, servidores públicos e de todas as demais categorias que formam esse mosaico único chamado Salvador.
Na ocasião também serão confirmados os candidatos à Câmara Municipal de Salvador. A presidente Nacional do Podemos, Renata Abreu, vai participar virtualmente ao lado do senador Álvaro Dias (Pode).
Após a convenção, Bacelar concederá entrevista coletiva à imprensa juntamente com seus correligionários.
Credenciamento
Para participar da coletiva, os jornalistas deverão responder a este e-mail ou entrar em contato através do telefone 071 98177-9399 para receberem detalhes sobre o evento e as regras de participação na convenção.
Trajetória
Bacelar é deputado federal em segundo mandato, reeleito com quase 150 mil votos. Ocupa a presidência do Podemos na Bahia e vice-líder da legenda na Câmara.
A paixão pela política é antiga. Foi vereador por Salvador por quatro vezes e deputado estadual outras duas. Tendo como principal bandeira a educação pública em primeiro lugar, Bacelar ocupou o cargo de Secretário de Educação da capital baiana em 2010, onde permaneceu por três anos.
Na secretaria, nossa gestão foi reconhecida pela competência e inovação, priorizando a qualidade do ensino na rede municipal e a valorização dos professores, que conquistaram os melhores salários da história da categoria.
Congresso Nacional – Em 2014, retomou o mandato na Assembleia Legislativa da Bahia e resolveu traçar uma caminhada maior. Como deputado federal pelo Podemos, com mais de 95 mil votos, chegou à Brasília. Na Câmara dos Deputados, tem trabalhado pela implantação de um ensino público de qualidade.
Por isso, desde então é titular da Comissão de Educação. Atualmente, é presidente da Comissão Especial que analisa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, é um dos vice-líderes da Minoria na Câmara, membro titular da Comissão Especial que analisa o projeto de lei que permite a comercialização de medicamentos baseados em cannabis sativa (PL 399/15) e da Comissão Especial que analisa o Novo Código Brasileiro de Trânsito.
Visando atrair mais recursos para os cofres públicos, gerar mais emprego e renda, Bacelar também atua como Coordenador da Frente Parlamentar Pela Aprovação do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil.
No campo da diversidade Bacelar apresentou a PEC 158/2015, que reconhece como entidade familiar o núcleo social formado por duas ou mais pessoas unidas por laços sanguíneos ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade. Recentemente apresentou o Projeto de Lei (3435/2020) que reconhece o direito de casais LGBTQIA+ de adotar crianças e adolescentes.
Também do parlamentar, há o PDC 512/2016 para revogar portaria 158/2016 do Ministério da Saúde e a resolução 34/2014 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos trechos em que determinam a proibição de homossexuais doarem sangue.
SERVIÇO:
Convenção Municipal do Podemos Salvador seguida de coletiva de Imprensa com Bacelar
QUANDO: Quarta-feira (16), a partir das 10h
ONDE: Tok de Bola – Boca do Rio – 42 Travessa Professor Pinto de Aguiar, Salvador, BA, 41710-003