Um consócio japonês venceu a licitação da prefeitura de Salvador que visou a contratação de empresa consultora para supervisão das obras do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização da Bacia do Rio Mané Dendê (Novo Mané Dendê).
Conforme publicação no Diário Oficial do Município de hoje (27), o consórcio Nippon Koei Lac – Geohidro – Gepro, formado pelas empresas Nippon Koei Latin America – Caribbean Co. Ltd., Nippon Koei Lac do Brasil Ltda., Geohidro Consultoria Sociedade Simples Ltda. e Gepro Consultoria, Engenharia e Arquitetura Ltda assinaram um contrato no valor de R$ 16,6 milhões para o serviço.
O investimento total para o projeto do Novo Mané Dendê será de R$ 129.955.098,10 e o prazo total de execução é de 36 meses.
O projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, parcialmente financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto deve beneficiar diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.
A estratégia de intervenção no local consiste na execução de obras de macrodrenagem do canal do Mané Dendê, microdrenagem de águas pluviais, implantação da rede de esgotamento sanitário com novas ligações, tratamento e disposição final de seus efluentes, além de novas redes de abastecimento de água.