O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) se reuniu, na última terça-feira (26), em Cícero Dantas. Com o objetivo de alinhar as políticas públicas voltadas para agroecologia e agricultura familiar da Bahia, essa foi a 75ª reunião ordinária do Conselho e a primeira realizada fora da Região Metropolitana de Salvador.
Entre as pautas do encontro, esteve a apresentação do Programa Territórios Agroecológicos: Resiliência Climática, Recaatingamento e Produção de Alimento Sustentável. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para seguir promovendo a sustentabilidade e o avanço econômico rural.
“Apresentamos uma proposta de programa que estamos denominando de Territórios Ecológicos, que vai integrar todas as ações das unidades da secretaria envolvidas com a pauta. O programa irá dialogar com os movimentos sociais, direcionar e buscar orçamento para implementar a agroecologia e a produção orgânica, por meio da transição agroecológica. Também pudemos apresentar aqui a 15ª edição da nossa Feira Baiana de Agricultura Familiar”, disse o superintendente da Agricultura Familiar (Suaf) e vice-presidente do Conselho, Euzimar Carneiro.
Sobre a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece de 11 a 15 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador, foram apresentadas as novidades e suas programações técnica e cultural. Quem visitar o evento poderá conhecer a III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a 2ª Feira Agroecológica da Bahia, as Tendas Quilombola e Indígena, a Tenda do Artesanato, Praças Gastronômicas, com comidas típicas da Bahia, e shows com ritmos variados.
Alterações no CEDRS
Na oportunidade, também foi avaliada a reformulação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. De acordo com o chefe de gabinete da SDR, Adriano Costa, uma das intenções é atualizar sua composição.
“Dentre todas as pautas discutidas, abordamos a reformulação do conselho, tanto na sua composição e representação, quanto na atualização das atribuições. Ele foi criado ainda quando era a SEAGRI e, desde que passou para a SDR, nunca teve uma adequação. Agora, essa proposta de minuta será encaminhada ao governador para que possamos atualizar e fortalecer ainda mais o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável”, explicou Adriano.
A representante da Coordenação Estadual dos Territórios (CET) e conselheira titular do CEDRS, Leninha Alves, reforçou a importância do Conselho para a construção e manutenção das políticas públicas no Estado’: “é um conselho muito importante para o desenvolvimento territorial, para o movimento da agricultura familiar e economia solidária do nosso Estado. Estamos aqui para construir cada vez mais essa parte do desenvolvimento e da inclusão do nosso Conselho nos municípios e nos territórios”.
Fonte: Ascom/SDR