O superintendente de Recursos Humanos do Estado da Bahia, Adriano Tambone, abriu as atividades da tarde com uma apresentação sobre o Portal de Serviços do RH Bahia, o sistema informatizado de gestão de pessoas do Estado. O site – disponível no endereço www.rhbahia.ba.gov.br – é a face mais visível para os servidores públicos baianos do sistema desenvolvido pelo governo do Estado em parceria com a empresa contratada Qintess, a partir da costumização do modulo de Recursos Humanos do SAP, um software de tecnologia alemã adotado por empresas do mundo todo.
“No Portal do RH Bahia, a vida funcional do funcionário público está na palma da sua mão: ele pode desde programar ferias até realizar uma simulaçao de aposentadoria”, relatou o superintendente, ao elencar o processo de evolução do site, a patir da sua entrada em produção para todo o Estado, em 2019 até os dias atuais, com novidades recentes como a implantação de um modulo de gestão de diárias para todo o Estado e um assistente virtual que permite aos servidores solicitarem contracheque e informe de rendimentos pelos aplicativos WhatsApp e Telegram.
Inteligência Artificial
Os avanços da tecnologia a serviço da gestão pública também ganharam destaque na palestra da subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Camila Neves, que apresentou ao púbico o Automotiza.MG. A iniciativa aposta no desenvolvimento de projetos de automação para os orgãos públicos e no estímulo ao uso de ferramentas de inteligência artificial, por meio da oferta de cursos EAD sobre o tema, além da disponibilização de uma biblioteca de robots que podem ser replicados pelos servidores para facilitar o desenvolvimento de soluções automatizadas.
Para a subsecretária, mais do que um projeto na area de automatização, trata-se de um proposta de mudança cultural, na medida que a iniciativa está dando mais liberdade para que os servidores possam focar seus esforços em tarefas mais estratégicas. “Disponibilizando um assistente virtual pra cada um, podemos ter mais eficiência no trabalho e qualidade de vida para o servidor, o que reflete em melhores entregas para a população, nosso foco principal”, acredita Camila.
Mudanças Climáticas
Outro tema em pauta no evento foi a sustentabilidade. A consultora do Banco Mundial Rose Hofmann mostrou os resultados de uma pesquisa sobre o nível de maturidade da gestão dos Estados no que diz respeito à definição, inclusão e quantificação dos aspectos de mudanças climáticas em processos específicos da gestão, como planejamento, compras públicas e gestão de ativos. “Os dados vão servir de embasamento para a proposição de um framework com critérios de sustentabilidade que contribuam para a mitigação e adaptação às mudanças do clima”, explica Rose.
Já Jellie Molino, também consultora do Banco Mundial, apresentou um benchmarking internacional das melhores práticas de compras públicas sustentáveis, com destaque para aquelas que mais se adequam à realidade brasileira
E-social
Ainda na programação da tarde do primeiro dia do Consad Express, destaque também para as palestras do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Jacian Anisio Marques da Silva e de Iracema Keila Castelo Branco, assessora especial em Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul. A dupla abordou aspectos relevantes para os órgãos públicos relativos ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), ao EFD-Reinf (módulos do Sistema Público de Escrituração Digital) e à DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários).
Fonte: Ascom/Saeb