O prefeito ACM Neto anunciou na tarde desta sexta-feira (25) as medidas urgentes que a prefeitura está planejando para tomar durante a greve. Foi anunciado os funcionamentos da rede de educação, transporte, funcionamento de secretarias e esquema de coleta de lixo na cidade.
Neto afirmou que o presidente do sindicato dos postos de combustíveis lhe afirmou que a previsão é que até o final desta sexta-feira os postos esgotem os seus estoques e isto compromete o funcionamento da mobilidade da cidade, mas afirmou que as ações já estão planejadas: “Até segunda-feira todas as operações da prefeitura já estão planejadas. Se o movimento não for suspenso e houver uma extensão desta dificuldade de abastecimento, vamos divulgar um novo plano na segunda-feira”.
Ele afirmou que o secretário de Gestão está organizando um plano para cada órgão público. Segundo o prefeito, secretarias da manutenção, infraestrutura e defesa civil receberam determinação para suspender todas as atividades para reservar energia: “Tudo que existe estocado será para situações de emergências, caso elas aconteçam”, afirmou.
Na educação, Neto afirmou que a rede municipal deverá acompanhar o funcionamento dos ônibus: “Caso haja alguma suspensão do serviço de transporte, seremos obrigados a suspender a rede de educação. A prefeitura estará de prontidão o desdobramento deste movimento de greve. Por enquanto a gente consegue garantir sua preservação, mas, a partir de segunda não havendo suspensão do movimento, podem ser redefinidos pela prefeitura”, contou.
Sobre o esquema de coleta de lixo, a prefeitura recomenda que a população esteja atenta aos horário que os caminhões de lixo vão passar para evitar acúmulo de resíduos na cidade, pois caso a manifestação dos caminhoneiros não seja interrompida, o serviço de coleta não terá como funcionar: “a gente acredita que tem uma margem para chegar até segunda-feira, mas se a população nos ajudar com certeza vai nos trazer menos dor de cabeça. Caso cheguemos a situação limite, que não está descartada, teremos que suspender a coleta em nossa cidade”.
Fonte: Varela Notícias