Essas 2 primeiras estrofes da nova canção do Pérolas Negras, traduzem bem o que significa o desfile na história dos municípios onde acontece (Santo Antônio de Jesus, Nazaré, Valença e Salvador). O Concurso Beleza Negra e Multirracial Pérolas Negras vai completar 11 anos de realização em SALVADOR, no próximo dia 18 DE JULHO, ás 19h, no TEATRO SESC PELOURINHO.
Reconhecer a beleza negra e exaltar a cultura afro-brasileira são ações afirmativas eficazes no combate ao racismo. Pouco mais de duas décadas depois de realização, o produtor cultural Adão Andrade (que criou o evento em Santo Antônio de Jesus, cidade localizada no Recôncavo da Bahia, em 1996) afirma que, em conjunto com outras ações que acontecem a nível global ou local com o mesmo intuito, o Pérolas conseguiu mudar a forma com a qual a sociedade passou a olhar para o negro e quebrar muitos tabus e preconceitos. É na verdade, o que se espera de um desfile que dá oportunidade a jovens afro-descendentes entre 14 e 30 anos, independente de sua estética, de mostrarem o seu talento. Desfile esse que mistura na passarela pretos e brancos ( Desde o ano 2000 é realizado dentro do Pérolas Negras o Desfile Multirracial) e que insere a música, a dança e a poesia, dando oportunidade a grupos culturais e artistas locais e por vezes, trazendo participações de outros já reconhecidos nacionalmente como foi o caso do ator global SÉRGIO MENEZES que veio em 2017 e a Deusa do Ébano do Ilê Ayiê GISELE SOARES que foi presença vip ano passado. O próprio produtor, tradicionalmente dança afro na abertura do desfile, reforçando a importância que tem a inserção da arte no evento, pois sabe-se que a arte é uma grande ferramenta de resgate social. O desfile premia principalmente a estética negra, onde um casal é escolhido para representar o Concurso Pérolas Negras durante um ano. Esse evento cultural que virou tradição no interior e na capital também, está prestes a encerrar suas inscrições para 2019 e os ensaios já estão acontecendo uma vez por mês, até a data do desfile.
Destaques: A exemplo de já ter revelado a Miss Bahia no ano de 2001 ( Oldeane Fonseca) e a Miss Top Model Sesc Bahia em 2014 (Èlida Bernado) e o Rei da Vaquejada de Serrinha 2016 Manley Neves, a modelo Norian Santos que recentemente fez a abertura do São Paulo Fashion Week e o atual Mister Verão de Salvador Bruno Correia, o Pérolas Negras segue revelando jovens que ganham títulos afora e seguem adiante com a carreira dos sonhos. Os vencedores do ano passado foram:
MISTER BAHIA PÉROLA NEGRA 2018 – RIQUE RAMOS DE JESUS JÚNIOR – 19 ANOS (Salvador)
MISS BAHIA PÉROLA NEGRA 2018 – MARIANE DOS SANTOS SILVA – 20 ANOS (Salvador)
MISTER MULTIRRACIAL SALVADOR 2018 – LUIZ HENRIQUE – 18 ANOS ( Salvador )
Tema 2019: Este ano os participantes vão desfilar com o tema NEGROS DO LUXO, que vai mostrar um pouco do glamour do universo negro, divergindo de uma cultura que associa a imagem do negro apenas a violência, desemprego e outras mazelas sociais, assim como a do Continente Africano é associada apenas à fome, doenças e guerras. Hoje existe no Brasil e no mundo, um movimento para descontruir essa visão, começando pela correção nos livros de história e com políticas intensivas de inclusão racial. O Pérolas Negras propõe um tema para mostrar que o lugar do negro é onde ele quiser, inclusive nas passarelas ou em grandes editoriais de moda.
Quando: dia 18 de JULHO de 2019
Onde: TEATRO SESC PELOURINHO (Largo do Pelourinho )
Horário: 19:00h
Ingressos: Inteira 20 Reais
Produção: Adão Andrade 75 9 8857 4051